Unidade Jataí da Cosan relata performance do SYSTEM302-7 no 10º SBA

A SMAR marcou presença no 10º SBA – Seminário Brasileiro Agroindustrial, realizado pela STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil nos dias 28 e 29 de outubro no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP. Com o tema “A Usina Nota 10”, o evento contou com a presença de mais de 300 executivos e técnicos de usinas e fornecedores de todo o país para um debate sobre o futuro do setor.


Operadores da Cosan Jataí, no COI – Centro de Operações Integradas

O destaque desta edição do SBA foi o start up da mais moderna unidade de produção de açúcar e etanol do Brasil, a Usina Jataí, do Grupo Cosan, que entrou em operação no mês de setembro. O engenheiro Armando Viotti, Diretor de Operações do Grupo Cosan, apresentou uma análise da performance do início da moagem, relatando números e resultados positivos. Viotti destacou, entre outros aspectos fundamentais para os resultados obtidos até agora, o sistema de controle SYSTEM302-7, implementado pela neste empreendimento.


Mauro Sponchiado (Vice-Presidente da SMAR) e Armando Viotti (Diretor de Operações do Grupo Cosan)

Após a palestra de Viotti, o engenheiro Marcus Vinicius Ribeiro, Gerente de Aplicações da , apresentou a arquitetura de controle da Cosan Jataí detalhando a tecnologia implantada, baseada no protocolo de comunicação Profibus. “O SYSTEM302-7 assume todo o controle e supervisão do processo, reunindo todas as informações num COI (Centro de Operações Integradas), cuja função é monitorar todo o processo produtivo”, explanou Ribeiro.


Vista Geral da Usina Jataí, do Grupo Cosan


Apresentação do engenheiro Marcus Vinicius Ribeiro, Gerente da Engenharia de Aplicações da SMAR