Usina Bonfim adquire o mais novo lançamento da SMAR na linha PROFIBUS

A Usina Bonfim adquiriu o mais novo lançamento da SMAR na linha PROFIBUS, o DF97. Este equipamento possui canais independentes de comunicação para os protocolos DP e PA. Além do DF97, foram instalados também o RD400, transmissor de nível com tecnologia de ondas guiadas, IHM para visualização local, e equipamentos de campo, como os transmissores de pressão LD300 Series, os transmissores de temperatura TT300 Series, entre outros.


Entre os trabalhos realizados pela SMAR na Usina estão a automação das redutoras, a readequação dos PLC’s, das caldeiras e das transportadoras, o tratamento de efluentes, a proteção de condensado dos evaporadores, a monitoração de variáveis nas turbinas do novo sistema de Geração Elétrica, a atualização dos supervisórios à nível gerencial e a instalação mecânica e elétrica de equipamentos de campo.

A instalação destes equipamentos na Usina, que entrarão em operação na safra 2010/2011, vai trazer melhorias na visualização de variáveis, tornando assim os controles mais confiáveis e em conseqüência, aumentará o nível de produtividade, estabilidade e segurança da planta.

A Usina Bonfim conta com equipamentos SMAR em outras áreas de produção, como nos evaporadores e nas caldeiras. A empresa sertanezina inclusive está finalizando a implementação de um sistema de cozedores que deverá entrar em operação também nesta safra.

Pertencente ao Grupo Cosan e com capacidade de moagem de 24 mil toneladas de cana-de-açúcar por dia, a Usina Bonfim, localizada em Guariba, SP, já tem uma parceria consolidada com a SMAR. Assim, a empresa vem realizando um trabalho contínuo nesta Usina, utilizando a tecnologia PROFIBUS, que é uma excelente solução de controle com custo reduzido.