Usina Vista Alegre conta com automação SMAR

COI Usina Vista Alegre
COI Usina Alto Alegre, Itapetininga-SP

 

Utilizando produtos e sistemas de última geração, a SMAR automatizou diferentes processos industriais na Usina Vista Alegre, localizada em Itapetininga, SP.

Entre os trabalhos realizados pela SMAR, com o apoio do Gerente Industrial da Usina, Carlos Vencel, e também do Supervisor de Cogeração/Automação, Eduardo Lourenço Mappa, estão a implantação do COI – Centro de Operação Integrada, a montagem, configuração e start-up de uma caldeira de cogeração de energia, a automação de uma caldeira com sistema de redutores de vapor, dos cozedores e do setor de tratamento de caldo.

Segundo Vandeir Aparecido Teixeira, Vendedor da Divisão de Açúcar e Etanol da SMAR, todo o parque industrial da Usina Vista Alegre, em sua parte de campo, possui tecnologia 100% SMAR. “Temos diferentes produtos instalados na usina que vão desde o LD301, LD303, Touché, FY301, FY303 até o TP301”, reforça.

Washington Luiz Barros, Técnico de Instrumentação da SMAR, explica que esta parceria com a usina Vista Alegre já existe há anos. “Em 2008, por exemplo, implantamos o SYSTEM302 com PROFIBUS DP usando o nosso mestre DPV1, o DF73 na moenda”, comenta.

Ainda segundo Barros, a automação industrial auxilia muito o trabalho, já que a aquisição de dados sempre facilita a operação e também apresenta diagnósticos das ações que deverão ser realizadas para a melhoria contínua do processo. “Na Vista Alegre, por exemplo, com a entrada de mais uma caldeira em operação, já automatizada, a usina ficou autosuficiente em energia, fornecendo ainda o excedente para uma companhia local”, ressalta.

Fundada em 1980, a Usina Vista Alegre é uma grande produtora de açúcar, etanol e energia.

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação