Usinaverde é automatizada pela Smar

A Usinaverde S/A, instalada no Rio de Janeiro, é uma empresa brasileira de capital privado criada com o objetivo de comercializar soluções tecnológicas e ambientais para a destinação final do lixo urbano, resíduos hospitalares e industriais, utilizando a energia térmica contida neles para geração de eletricidade ou vapor.

A tecnologia de Mineralização de Resíduos Orgânicos consiste na incineração dos resíduos em temperatura superior a 900 o C, sendo os gases resultantes neutralizados por um sistema de lavagem em circuito fechado. Ao final do processo resta uma substância salina entre 3 e 5% do volume inicial dos resíduos tratados.

A Nova Smar forneceu um pacote de transmissores para medição de variáveis do processo. O LD301 ajuda a controlar e medir pressões, níveis, temperaturas e a vazões durante a produção de energia elétrica através da queima do lixo doméstico e hospitalar. A planta atual é um projeto piloto que já obteve a aprovação do IBAMA para operação e tem grandes chances de ser implantada como solução para o lixo das cidades de médio e grande porte.

A Usinaverde S/A implantou na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão, um Centro Tecnológico dotado de Planta Protótipo com capacidade para processar 30 toneladas/dia, visando otimizar a tecnologia e ampliá-la para o tratamento de outros tipos de resíduos, como os de Serviços de Saúde, por exemplo.

Nesta instalação pioneira a empresa tem contado com o apoio e a consultoria técnica da Fundação COPPETEC da UFRJ.

A implantação do Centro Tecnológico Usinaverde em local próximo à comunidade acadêmica e a outros importantes órgãos de pesquisa tecnológica e biológica é testemunho da viabilidade de sua operação em condições amigáveis com o ambiente urbano, confirmando os objetivos básicos do projeto Usinaverde.