Vendas do Atuador Cilíndrico Pneumático Profibus cresceram significativamente em 2011

ACP303 – Atuador Cilíndrico Pneumático Profibus

A SMAR teve um dos maiores crescimentos em vendas de um determinado produto no ano passado. O ACP303 – Atuador Cilíndrico Pneumático Profibus – registrou aumento de 73% em 2011 em relação a 2010.

Estes Atuadores são importantes em processos que requeiram controle preciso e ao mesmo tempo força e torque que os cilindros pneumáticos proporcionam. O principal objetivo da SMAR foi desenvolver um produto para atender à demanda dos clientes em aplicações onde é necessária uma maior força para atuar dampers, comportas, lanças de combustão, sendo um equipamento versátil e de instalação fácil, pois a Engenharia da SMAR faz projetos de acoplamentos mecânicos dedicados para cada tipo de necessidade.

O ACP303 pode ser aplicado nos mais variados mercados. “Na indústria de processamento de cana, ele é aplicado principalmente para controle de fornos e caldeiras. Na indústria de mineração é utilizado para controlar o transporte de minérios e seus derivados. O crescimento apresentado pelo produto se deveu muito em aplicações de controle de abertura de comportas de silos de armazenagem de grãos, nos portos marítimos do Brasil, destinados à exportação”, explica Celso Nobre, Gerente de Produto da SMAR.

Ainda segundo o Gerente, o produto é composto basicamente de um cilindro pneumático padrão ISO, um dispositivo de acoplamento mecânico e um posicionador inteligente FY303 com protocolo de comunicação Profibus. “O ACP303 foi projetado para acionar dispositivos com comprimento de até 1.000 milímetros. Ele é capaz de acionar dispositivos que requeiram torques de até 1.200 kgf.cm. Ao receber um sinal de comando digital no protocolo Profibus, o ACP comanda o cilindro para abertura de  uma comporta do silo, por exemplo. A abertura da comporta é tal que permite a passagem dos grãos, na medida exata da velocidade da esteira transportadora, fazendo os grãos serem despejados nos porões dos navios que seguem para o exterior”.

Para este ano, a SMAR espera manter as vendas do ACP303 em crescimento. “Não só pelo sucesso do produto ACP303, mas também em razão da disseminação da tecnologia Profibus no Brasil”, conclui Nobre.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação