loading

Cerificação de Redes Profibus DP/ PA e AS-i na unidade Bonfim da Raízen




Durante este semestre a unidade Bonfim da Raízen passou com sucesso por um processo de certificação de redes PROFIBUS-DP, PROFIBUS-PA e As-interface. Este processo foi executado pela SMAR, onde uma equipe técnica especializada foi coordenada pelo Engenheiro e Diretor da SMAR, César Cassiolato. Este processo teve como objetivos:

  • Proporcionar a conformidade da rede PROFIBUS em campo com o que foi definido em projeto;
  • Proporcionar que as instalações PROFIBUS e níveis de sinais estejam de acordo com o Padrão PROFIBUS;
  • Proporcionar a identificação de possíveis falhas nas instalações;
  • Proporcionar a identificação de possíveis falhas na comunicação;
  • Proporcionar as condições mínimas e corretas de configuração da rede e equipamentos;
  • Proporcionar incremento no desempenho e confiabilidade da rede;
  • Proporcionar a redução no tempo de paradas;
  • Proporcionar a atuação preventiva e preditiva nas possíveis falhas em instalações e sinais de comunicação;
  • Proporcionar um incremento da segurança operacional como um todo com as melhorias sugeridas;
  • Proporcionar a elevação da performance operacional e reduzir os custos globais de operação e manutenção.

 

O levantamento foi documentado com fotos, telas de osciloscópio, topologia, etc., além de mostrar as condições de interligações eletromecânicas, cabeamento, derivações, caixas de passagens, painéis, aterrramento, shielding, isolação, umidade, e ainda as condições mínimas para se estabelecer a comunicação, etc. Os trabalhos de campo foram liderados por Isaías Martins Pinto, profissional da Engenharia de Projetos e Serviços da SMAR.

Gilmar Aparecido Martimiano da Silva, Gerente Industrial da unidade Bonfim comenta:  “Os resultados foram excelentes e depois do processo de certificação de redes a operação da planta está contínua, o que até então não presenciamos. Com a planta em alta disponibilidade e operação contínua conseguimos bons resultados de produção.  A SMAR com sua equipe técnica identificou pontos de correções e melhorias, emitiu relatórios com causas e efeitos,  supervisionou os trabalhos e depois efetuou novamente todas as análises, garantindo os resultados positivos e as conformidades com os padrões das redes Profibus DP, PA e AS-i. É um trabalho diferenciado, de extrema importância e de alto nível. Nossa equipe acompanhou os trabalhos, teve acesso aos resultados e hoje está bem preparada para garantir a continuidade dos resultados. Entramos agora na etapa de tirar benefícios das tecnologias digitais”.

A equipe técnica da unidade Bonfim, através da coordenação de Danilo Carlos Cedran, acompanhou todo este processo e sua equipe hoje se encontra preparada com conhecimento técnico em redes Profibus e AS-i. Segundo Danilo, “o processo foi detalhado e criterioso e hoje o nosso sistema está operando com alta disponibilidade”.

Últimas notícias

PATS - Programa de Atualização na Tecnologia SMAR realiza evento em Minas Gerais A Nova Smar S/A está presente na OTC - Offshore Technology Congress 26ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética Comunicado ao Mercado Estaremos na 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 SMAR na rota Internacional Sucroenergética 25ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética SMAR na ISA EXPO Campinas 2017 Smar presente no encontro Plugfest da FDI (Fieldcomm Group) em Berlim