loading

César Cassiolato, Diretor da SMAR é audidato no Centro de Competência em Profibus(CPP)




O Centro de Competência em Profibus, instalado no Brasil no final de 2007 no Laboratório de Automação Industrial - EESC - USP - São Carlos-SP, é representado pelos especialistas César Cassiolato, Presidente da Associação Profibus América Latina e Diretor da Smar e pelo Prof. Dr. Dennis Brandão da EESC-USP. Durante os dia 05 e 06 de fevereiro, um dos maiores especialistas em nível mundial da tecnologia Profibus, Andy Verwer, auditou os especialistas brasileiros com a aprovação para que o Centro de Competência da EESC possa oficialmente atuar como Centro de Competência(CPP) e também como Centro de Treinamento Profibus(CTP).Estes são os primeiros Centros da Tecnologia Profibus da América Latina.


Acreditação dos Centros de Competência e Treinamento da USP-São Carlos

Segundo Andy Verwer o CPP em São Carlos possui uma excelente infra-estrutura técnica e conta com dois especialistas de alto nível na tecnologia Profibus.

Com esta acreditação a Associação Profibus Brasil América Latina inicia um trabalho de profisssionalização. "O mercado brasileiro tem apresentado um crescimento significativo em termos de aplicações em Profibus e já merecia um Centro Oficial de Competência e Treinamento em Profibus, onde agora podemos certificar profissionais e garantir a qualidade dos serviços prestados na indústria.”,comenta Cassiolato.

O CCP, Centro de Competência em Profibus, está oficialmente instalado no Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, em um acordo com a FIPAI (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial) e a Associação Profibus.

“O Centro de Competência Profibus em cooperação com a FIPAI e sua acreditação cria condições para que se combine toda a competência das empresas associadas com o conhecimento científico da academia. O resultado esperado desta cooperação é o desenvolvimento de tecnologia nacional e a formação de mão de obra qualificada para o mercado latino americano de automação industrial”, completa Dennis Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, e Coordenador do Convênio na Universidade.

Hoje, são mais de 35 CPPs em todo mundo. Os CPPs são centros técnicos que trabalham juntamente com as chamadas Associações Regionais Profibus, onde o Know-How dos mesmos são garantidos pelo acordo chamado de “Quality Services” e pelos relatórios que devem ser emitidos pelos CPPs ao Profibus International.
Dentre os mais diversos objetivos do CCP e do CTP, podemos destacar:

  • Divulgar a tecnologia PROFIBUS;
  • Formar mão-de-obra especializada e certificada;
  • Manter em operação um sistema PROFIBUS completo compreendendo os equipamentos de todos os associados, com finalidade de demonstrações e testes;
  • Prestar serviços técnicos de validação, certificação e afins;
  • Manter um acervo de documentação atualizada da área;
  • Atuar de forma colaborativa e complementar com a Associação PROFIBUS América Latina (RPA);
  • Desenvolver projetos de pesquisa na área;
  • Prestar serviços de assessoria técnica;
  • Promover a disseminação da tecnologia Profibus para a comunidade latino americana além de apoiar ações de ensino e pesquisa no âmbito acadêmico dentro da EESC-USP;
  • Ser um Show room da tecnologia, mantendo em demonstração produtos Profibus de diferentes empresas.

Segundo ainda César Cassiolato, "O Centro de Competência em Profibus é um marco na história do Profibus na América Latina. Temos no Brasil um dos maiores parques instalados com a tecnologia Profibus e, agora, usuários, fabricantes, associados, estudantes e a Escola de Enhenharia de São Carlos poderão contar com um centro especializadona tecnologia Profibus,  em serviços de treinamento, certificações de profissionais e muito mais.É estratégico para todas as áreas da automação industrial, e porque não dizer para o Brasil, pois, além das funções destacadas anteriormente, o CPP será o agente facilitador de novidades tecnológicas, integrado às atividades dos Grupos de Trabalho do Profibus Internacional, e, sobretudo  um passo seguro para a profissionalização da Associação, meta estabelecida quando fundamos em 1999 a entidade.”

César Cassiolato e Dennis Brandão são engenheiros certificados pela Profibus como Certified PROFIBUS Installer e Certified Profibus Engineer.

Últimas notícias

PATS - Programa de Atualização na Tecnologia SMAR realiza evento em Minas Gerais A Nova Smar S/A está presente na OTC - Offshore Technology Congress 26ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética Comunicado ao Mercado Estaremos na 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 SMAR na rota Internacional Sucroenergética 25ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética SMAR na ISA EXPO Campinas 2017 Smar presente no encontro Plugfest da FDI (Fieldcomm Group) em Berlim