loading

Colaboradores da SMAR, mais uma vez, integram diretoria da Associação PROFIBUS






Robert Gries (Siemens), Marcos Padovan (Sense) e Leandro Torres (SMAR)

 

A Associação PROFIBUS Brasil América Latina vem realizando um excelente trabalho desde sua fundação. Comandada nos dois últimos mandatos por César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade e Assistência Técnica da SMAR, a Associação promoveu a consolidação da organização no Brasil, atingindo a marca de 50 empresas membros.

Durante este período, a integração com a comunidade de usuários da tecnologia aumentou, inclusive alterando o estatuto social para contemplar a possibilidade de usuários, integradores e organizações da área de educação candidatarem-se à filiação. Outra iniciativa marcante deste período se refere ao estabelecimento do Centro de Competência PROFIBUS e Centro de Treinamento PROFIBUS, sediado no Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, campus São Carlos.

O momento é de comemoração, não apenas pelos inúmeros resultados positivos alcançados, mas também pela transferência do comando da Associação, que tem agora como Diretor Presidente Marco Aurélio Padovan, da Sense. Padovan assumiu a Presidência em outubro de 2010, sendo formada também por Leandro Torres, Vice-Presidente Tesoureiro e Gerente de Produtos da SMAR, e Robert Gries, da Siemens, e Vice-Presidente Secretário da Associação.

Segundo a nova diretoria, a proposta é manter as realizações, consolidar os grupos de trabalho e projetos em andamento, com especial atenção:

  • Ênfase na qualificação de profissionais, em especial a realização de treinamentos para Engenheiro e Instalador Certificado no Brasil com toda a estrutura e organização local;
  • Ampliar a estrutura do Centro de Competência PROFIBUS no Brasil possibilitando o desenvolvimento de novas ações;
  • Criar os meios para desenvolvimento e difusão no mercado nacional e também no âmbito da América Latina das variações da tecnologia PROFIBUS e AS-i.

 

Eventos realizados pela Associação PROFIBUS em 2010:

  • Cinco edições do treinamento “Configuração e Instalação de Redes PROFIBUS”;
  • Uma edição do treinamento “Vendas Tecnologia PROFIBUS – AS-Interface”;
  • Seminário “On Site”, evento realizado na planta de três clientes;
  • Três edições do seminário tecnológico em paralelo à FEBRAMEC, em Caxias do Sul, RS. No Congresso e Feira ISA Seção Campinas. IBP - Instituto Brasileiro do Petróleo Gás e Biocombustível;
  • Três edições do workshop “Tecnologia Profinet”, destinado a empresas brasileiras desenvolvedoras de produtos PROFIBUS, universidades e centros de pesquisa;
  • Três edições do seminário “Tecnologia Profinet”, para usuários.

 

No total, em 2010, foram mais de 500 profissionais, entre técnicos, analistas, engenheiros, supervisores das áreas de manutenção, instrumentação e automação industrial de diversas empresas, que participaram diretamente dos eventos.

Entre outras iniciativas da Associação, está a criação do Grupo de Fabricantes de Cabos PROFIBUS – AS-i, que trata da avaliação e verificação de conformidade dos cabos produzidos e comercializados no Brasil. Estão também a constituição do Grupo de Verificação de Redes PROFIBUS, a impressão da edição revisada e atualizada da Descrição Técnica Tecnologia Profibus – 2011, além da publicação do Profinews e aumentar os acessos ao site do PROFIBUS Brasil. Hoje já é grande o volume de profissionais buscando documentação e artigos sobre a tecnologia.

Últimas notícias

26ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética Comunicado ao Mercado Estaremos na 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 SMAR na rota Internacional Sucroenergética 25ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética SMAR na ISA EXPO Campinas 2017 Smar presente no encontro Plugfest da FDI (Fieldcomm Group) em Berlim Equipamentos à Prova de Explosão Produtos sem Procedência Comprovada