loading

Planta Glassurit da Basf: excelentes resultados com tecnologia Profibus PA Smar




A Basf - The Chemical Company, maior grupo químico do mundo e um dos principais fabricantes de tintas mundialmente reconhecido, implantou em São Bernardo do Campo a Glassurit, maior planta química em Profibus da América. A unidade de resinas (onde a matéria-prima base para a produção de tintas é trabalhada) foi totalmente automatizada com essa tecnologia. Os equipamentos em Profibus PA foram, em sua maioria, fabricados e fornecidos pela Smar. A equipe técnica da Basf coordenada pelo engenheiro Fernando Anguita, com apoio da Smar, avaliou todos os equipamentos em bancadas com jigas de testes antes da instalação e comprovou o funcionamento e interoperabilidade entre os fabricantes.

Após a Basf ter adquirido os transmissores de pressão - LD303, os transmissores de temperatura - TT303 e os posicionadores - FY303, a Smar ofereceu apoio integral na configuração e montagem dos equipamentos também de outros fornecedores. Os engenheiros César Cassiolato, Renato F. Fernandes, Venício Carreira e Wilton Carlos Leite ajudaram nas etapas de especificações do projeto, comissionamento e start-up da planta, responsabilizando-se, diretamente, com a performance da rede Profibus PA.

O projeto foi executado entre setembro e dezembro de 2000 e a parceria existe até os dias de hoje já que a Smar continua oferecendo o apoio necessário para o bom funcionamento da planta. Segundo o engenheiro de manutenção da Basf, Cláudio Antonio de Oliveira Correia, a Smar foi escolhida já que, além de tratar-se de uma empresa brasileira, domina as duas tecnologias em protocolos de comunicação em rede (Profibus e Fieldbus Foundation). "Os resultados foram bastante satisfatórios. O trabalho da Smar merece reconhecimento e é por isso que a empresa conquistou nossa parceria", conclui.

Últimas notícias

26ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética Comunicado ao Mercado Estaremos na 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 SMAR na rota Internacional Sucroenergética 25ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética SMAR na ISA EXPO Campinas 2017 Smar presente no encontro Plugfest da FDI (Fieldcomm Group) em Berlim Equipamentos à Prova de Explosão Produtos sem Procedência Comprovada