loading

Profibus: Por dentro da mudança de endereços das estações – Change Station Address




César Cassiolato - Gerente de Produtos
Smar Equipamentos Industriais Ltda.

 

Introdução

Uma característica muito útil disponibilizada pelo protocolo Profibus é a mudança de endereços via ferramentas de configuração; o conhecido comando Change Station Address.
A grande vantagem desta funcionalidade é permitir a mudança de endereço sem ter que ir até o equipamento.

Veremos a seguir alguns detalhes sobre esta funcionalidade.

 

Como identificar se um equipamento disponibiliza o Change Station Address?

Isto é muito fácil. O arquivo GSD(Device Data Base File) é o arquivo usado para a integração de um dispositivo em um sistema Profibus, é como se fosse um datasheet eletrônico do equipamento que trás detalhes de revisão de hardware e software, bus timing do equipamento, informações sobre a troca de dados cíclicos e também se o equipamento possui ou não o comando de mudança de endereço via comunicação:

Set_Slave_Add_supp =  1

            Através desta key(palavra chave) no arquivo GSD o mestre classe 2 (responsável pelos serviços acíclicos) poderá através do serviço DDLM_SET_SALVE_ADD efetuar a mudança de endereço do dispositivo.

 

Entendendo como funciona o comando Change Station Address

Um mestre classe 2 pode mudar o endereço de uma estação durante o estado “Power on” pelo byte DSAP = 0x37 no telegrama abaixo. Este serviço não estará disponível se o dispositivo tiver a mudança de endereço via DIP switch:

Change Station Address

SD

LE

LEr

SD

DA

SA

FC

DSAP

SSAP

DU

FCS

ED

0x68

09

09

0x68

8x

8x

x

0x37

0x3e

x...

X

0x16

 

Estrutura do campo DU:

Octeto 1
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novo endereço

Octeto
2
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ident Number High byte

Octeto
3
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ident Number Low byte

Octeto
4
0

 

 

 

 

 

 

 

 

00 = permite mudanças de endereço posteriores
01 = não permite mudanças de endereço posteriores

Via este telegrama o mestre enviará o novo endreço, conhecendo o seu identifier number(número de identificação conseguido no processo de registro do equipamento no Profibus International) e ainda poderá ou não indicar ao equipamento se ele deverá ou não aceitar mudanças de endereço posteriores.

 

Conclusão

Vimos através deste artigo a importância do comando Change Station Address na tecnologia Profibus e suas particularidades.

 

Referências:

  • Manuais Smar Profibus
  • www.smar.com.br

Últimas notícias

Nova Smar é premiada no Visão Agro Centro-Sul Confira como foi a participação da Nova SMAR S/A na Brasil Offshore 2019 PATS - Programa de Atualização na Tecnologia SMAR realiza evento em Minas Gerais A Nova Smar S/A está presente na OTC - Offshore Technology Congress 26ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética Comunicado ao Mercado Estaremos na 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 10ª Edição da ISA Expo Campinas 2017 SMAR na rota Internacional Sucroenergética 25ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética