Smar alia a força dos cilindros pneumáticos com as potencialidades do seu posicionador inteligente e lança o ACP nas versões Fieldbus, Profibus e Hart

segunda-feira, 14 de junho de 2004



A Smar acaba de colocar no mercado o Atuador Cilíndrico Pneumático - ACP , nas versões Hart, Fieldbus e Profibus. Este produto alia a força de cilindros pneumáticos às potencialidades do posicionador inteligente permitindo, assim, as aplicações em controle modulante.

Além de levar o microprocessamento ao cilindro, o ACP se apresenta na versão linear e rotativa. Dessa forma, o usuário tem a liberdade de aplicar o produto nos vários elementos finais de controle tais como: dampers para controle de tiragem de fornos, comportas, válvulas de grande porte, entre outras aplicações que requerem controle de movimento.

O ACP recebe um sinal de saída de um controlador ou sistema digital de controle e aciona o cilindro para a posição exata de controle, segundo a estratégia e a sintonia da malha ao qual está aplicado. Por ser inteligente, o ACP permite ao usuário configurar a característica de abertura do cilíndro com o controle do seu movimento. Várias configurações padrão estão embutidas no software e ainda o ACP pode ser configurado em uma curva ajustável pelo usuário com até 16 pontos. Além disso, com as facilidades dos protocolos Hart® , Fieldbus e Profibus de comunicação o produto apresenta uma interface simples entre o campo e a sala de controle e várias características que reduzem os custos de instalação, operação e manutenção.

As principais características do ACP:

  • Projeto compacto e modular;
  • Fácil instalação;
  • Sensor de posição, sem contato mecânico via efeito Hall;
  • Ajuste simples dos parâmetros com controles e indicadores locais;