SYSTEM302: maior refinaria do Egito amplia a utilização deste sistema

segunda-feira, 15 de março de 2004



O sistema de controle ampliado na empresa é o SYSTEM302 da Smar A SUCO - Suez Oil Company - maior refinaria do Egito com capacidade para transformar 146 mil barris de petróleo por dia, está ampliando a utilização da tecnologia Foundation Fieldbus na sua unidade industrial de Ras Budran, localizada na península do Sinai. O sistema ampliado é o SYSTEM302 da Smar, em operação desde abril do ano passado, que controla três filtros de areia da planta de injeção de água do mar.

Nessa nova fase de implantação do SYSTEM302 serão adicionados laços de controle para monitoração de pressão, temperatura e controle de nível da torre de desaeração da planta de injeção de água, que anteriormente utilizava controladores pneumáticos.

Segundo a SUCO, a decisão de investir em Foundation Fieldbus ocorreu após a empresa verificar que o custo de manutenção do antigo sistema pneumático estava muito elevado, já que a maioria dos componentes não era mais produzida. Sempre que era necessário substituir alguma peça, ela tinha que ser fabricada exclusivamente para seus controladores.

"Além da vantagem de reduzir o custo de componentes, o SYSTEM302 trouxe outros benefícios para a SUCO”, diz o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Smar, Roberto Pinheiro. "Agora os operadores possuem um completo sistema de monitoração e operação da planta por computador, por meio de gráficos animados que são atualizados a cada segundo com informações do processo em tempo real", observa ele. De acordo com Pinheiro, o próximo passo da Smar na SUCO será a inclusão do sistema de retrolavagem dos filtros de areia e o acionamento e controle das bombas de injeção de água do mar. "O final da modernização da planta de injeção de água está previsto para novembro deste ano com a totalidade dos controles transferidos para o SYSTEM302 ”, conclui.