Laboratório de Automação da Unilins leva o nome do presidente da Smar

domingo, 15 de fevereiro de 2004



Com o objetivo de atender as necessidades do curso de Engenharia de Automação Empresarial, o Centro Universitário de Lins inaugurou seu Laboratório de Automação, que recebe o nome do presidente da Smar, Edmundo Rocha Gorini, em homenagem à parceria firmada entre a Unilins e a Smar.

Segundo a professora Luciana Sartori Murari, coordenadora do laboratório, ele abrange a área de instrumentação, parte fundamental na Automação Industrial. Sendo assim, é composto por equipamentos para controle automatizado de variáveis contínuas, como transmissores de temperatura, pressão, posicionadores de válvulas reguladoras de vazão e nível, entre outros.

Os equipamentos permitem a simulação de malhas de controle semelhante à escala industrial real, tanto com a tecnologia Hart, como Fieldbus. "Essa estrutura garantirá a formação e conhecimento dos alunos em uma das principais exigências do curso - o conhecimento e o domínio da instrumentação na automação", diz a professora Luciana.

O laboratório, que contou com um investimento inicial de R$ 215 mil, possui disponibilidade para gerar futuras pesquisas e trabalhos envolvendo alunos, professores e pesquisadores na área de instrumentação e afins. O curso, que se caracteriza por uma proposta inédita no mercado de trabalho, está em seu segundo ano de funcionamento e revela-se como um dos mais procurados da instituição.

A possibilidade de contato direto com a prática da profissão é o que mais tem agradado aos alunos. Eles desfrutam de mini-cursos na Smar todos os semestres, além de estágios e aulas com profissionais renomados da área.