Preservação Ambiental: empresa implanta sistema de reciclagem de óleo solúvel

domingo, 15 de fevereiro de 2004



A Smar acaba de implantar, em sua Unidade de Manufatura, um sistema de reciclagem de óleo solúvel. Este sistema recicla todo o óleo solúvel usado para refrigeração do corte de materiais nos processos de usinagem da empresa, que após passarem por um período de decantação, no qual ocorre a retirada dos resíduos, é misturado a um óleo novo que volta a ser reutilizado. Os resíduos são tratados e passam por um processo de flotação, que separa a água do resíduo pesado. A água é descartada limpa e tratada para o esgoto e o resíduo incinerado.

Para implantar este sistema, a Smar investiu em torno de R$ 6 mil, incluindo mão-de-obra e matéria prima, e substituiu o óleo utilizado nas máquinas, pois, segundo o gerente da unidade de manufatura da empresa, Wilson Luiz Cury, o novo óleo facilitou a implantação do processo de reciclagem. Atualmente a Smar está usando um óleo vegetal 100% biodegradável à base de canola, da empresa suíça Blaser Swisslube. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a reciclagem do óleo está trazendo benefícios econômicos para a Smar.

"Nestes primeiros 30 dias de uso do sistema nós diminuímos em 25% a quantidade de óleo usado nas máquinas se compararmos com o mês passado", diz Cury. Cury ainda observa que a preservação ambiental em uma empresa vai muito além do tratamento interno de seus efluentes. Ela se inicia na escolha de equipamentos e serviços. "Dentro de nossa avaliação para contratação de serviços e compra de materiais optamos por fornecedores que tenham um sistema de gestão ambiental implantado. Inclusive isso serve de critério de desempate para seleção de novos parceiros".