Transmissor de Densidade DT301: nova aplicação na indústria de papel e celulose na Suécia

quinta-feira, 15 de janeiro de 2004



Um dos principais setores a utilizar o Transmissor de Densidade DT301 da Smar no mercado sueco é a indústria de papel e celulose. A Stora Enso, situada em Nymölla, no sul do país, desenvolve o processo de fabricação completo, desde o preparo da celulose até o produto final. A Stora foi o primeiro cliente escandinavo a descobrir as vantagens do nosso DT301.

No tratamento da celulose, a Stora utiliza uma caldeira de sulfito e a medição da densidade do licor é feita em vários pontos da produção, utilizando transmissores de pressão diferencial, sem compensação de temperatura.

Para evitar o entupimento das tomadas de impulso, era necessária a purga constante com água. Entretanto, o licor negro ainda ocasionava o bloqueio das tomadas, que só era descoberto quando se iniciava o processo de limpeza, pois a leitura prosseguia sem indicar erros.

O processo compreendia um ciclo de 8 horas de produção e 8 horas de limpeza com condensado. A utilização do DT301 deverá reduzir o tempo gasto com limpeza e economizar custos com o aumento do ciclo de horas produtivas.

O Transmissor de Densidade DT301, proporcionou uma economia de 180 kg de vapor por hora. A economia anual de vapor é calculada em torno de US$16.000. A Stora Enso descobriu que a precisão do DT301 é muito maior do que o antigo método de medição, permitindo uma sinalização diretamente em graus Baumé, que antes só era estimada, oferecendo melhor desempenho no processo, melhor controle de qualidade e sensível economia de custos.

A aplicação do DT301 foi tão satisfatória que a Stora Enso já encomendou mais 4 unidades à Beving Elektronik, representante da Smar na Suécia. O tempo de retorno do investimento foi estimado pelo cliente em menos de um ano.