Companhia Mineira de Metais inova com AssetView e DT302

terça-feira, 15 de junho de 2004



Localizada na cidade mineira de Três Marias, a CMM (Companhia Mineira de Metais), do Grupo Votorantim, é uma das maiores produtoras mundiais de zinco a partir de minério silicatado. Esse desempenho da empresa deve-se a sua diretriz de investir, constantemente, em novas tecnologias e qualidade.

Grande parte da tecnologia disponibilizada nos processos produtivos da CMM pode ser verificada na planta industrial de Três Marias. De acordo com a CMM, essa é a única planta do mundo capaz de tratar de forma integrada os concentrados de zinco silicatado e sulfetado. E é nesta Planta que a Smar está participando como provedora de equipamentos e tecnologia de automação no desenvolvimento de um projeto pioneiro para o tratamento de concentrado cru de Silicato empregando autoclaves.

A autoclave proporciona as condições de temperatura (200 ºC) e de pressão (14 a 17 bar) para que ocorra a reação de precipitação do Zinco e, também a decomposição dos Carbonatos e de matéria orgânica contida no concentrado. O ganho obtido neste investimento foi um aumento do rendimento global da planta na ordem de 1,5%.

A utilização do DT302 - Transmissor de Densidade Foundation Fieldbus da Smar -, no projeto, demonstrou um diferencial na resolução da Planta, já que o produto está proporcionando ganhos maiores ao processo por meio de um preciso controle realizado na medição da densidade do concentrado de Zinco (23 e 30% de sólido). Outra malha da planta onde o DT302 foi implantado com sucesso é no processo de repolpamento para controlar a adição de Zinco (32g/l). Em mineração, o DT302 também é aplicado na medição da densidade da polpa de minério em linha, substituindo os medidores radioativos.

Para este sistema, segundo a CMM, o benefício já percebido é o da ampliação do controle operacional da Planta, através da utilização dos recursos e características da Tecnologia Foundation Filedbus incorporada aos produtos Smar. Um dos exemplos é o AssetView - Ferramenta WEB para Manutenção e Diagnóstico da Smar -, que disponibiliza recursos para que a equipe de manutenção possa identificar e acompanhar as condições de funcionamento da planta, agilizando, dessa forma, a configuração e calibração dos equipamentos de campo.