Smar auxilia no desenvolvimento do setor de açúcar e álcool

quarta-feira, 22 de setembro de 2004



A Smar tem atuado em vários segmentos industriais com sua tecnologia de automação. No caso do setor sucroalcooleiro, os equipamentos fornecidos pela multinacional têm participado do sucesso de inúmeras usinas, desde iniciantes a grupos com vários anos no mercado.

A rede Profibus PA, por ter um grande sucesso em automação de usinas, fez da Smar líder de mercado e especialista nas definições e conceitos dessa tecnologia. Outro sistema caminha paralelo ao Profibus, a ASi. Ambos, unidos, garantem a obtenção de altos índices de eficiência e rendimento em todas as etapas de produção de açúcar e álcool.

O Grupo Nova América implantou na usina Maracaí, durante o primeiro semestre deste ano, o sistema completo de automação de fornecimento Smar, obtendo altos índices de eficiência e rendimento nas etapas do processo de produção de açúcar e álcool. O supervisor de elétrica e instrumentação, Fabiano André Lourenço e o líder de automação da usina, Paulo Roberto Vidal, garantem estar satisfeitos com o resultado.

A Aralco, uma das pioneiras unidades sucroalcooleiras de São Paulo, em associação com as empresas Sucden e Unialco, montou o terminal rodoferroviário para escoamento da produção de açúcar e álcool da região noroeste do estado. O terminal Araçatuba Logística, como foi denominado, também foi automatizado pela empresa. O gerente industrial da Aralco, engenheiro Artur Boschi Alvarenga, salientou uma forte característica da Smar: ouvir seu cliente. A importância que a multinacional dá aos seus clientes vai além do fornecimento de equipamentos. Recentemente, os grupos Alto Alegre e Santa Terezinha, do Paraná, receberam a visita do vice-presidente da empresa, Mauro Sponchiado, que foi atestar pessoalmente o resultado das instalações. A tecnologia foi implantada nas unidades de cogeração de energia e na refinaria de açúcar de duas usinas. Realizando sua primeira safra neste ano, a Usina Vertente Açúcar e Álcool, em Guaraci, São Paulo, automatizou todas as etapas do processo de produção de açúcar e álcool. O gerente industrial da usina, Oswaldo Garcia Júnior, afirmou que estão plenamente atendidos devido à confiabilidade e segurança transmitidas pela Smar.

Desde 1999, a FBA-Univalem realiza processo constante de automação de sua usina. Em parceria com a Smar, adquiriu produtos e sistemas, sendo hoje uma das unidades mais automatizadas do estado de São Paulo. A área de tratamento de caldo é o setor que conta como modelo ideal de tecnologia. De acordo com o gerente industrial da Univalem, Gérson Forti, a usina tem alcançado sucesso com a automação que terá continuidade ano a ano.