LC700 NA COSAN BARRA

sexta-feira, 19 de novembro de 2004



A unidade Barra da COSAN/FBA, localizada em Barra Bonita, São Paulo, é a maior dentre suas treze unidades produtivas. Suas instalações industriais e seus números impressionam, como a capacidade de moagem diária em torno de 40 mil toneladas, o que a coloca entre as maiores usinas do mundo.

Sua produção é diversificada, incluindo açúcar refinado, liquido e invertido, além da convencional de açúcar e álcool. Para fazer frente à demanda de energia, possui um parque de caldeiras capaz de produzir cerca de 900 toneladas horárias de vapor.

Entre as unidades de geração de vapor, estão três caldeiras do tipo AT da Dedini, capazes de produzir individualmente 150 toneladas/hora de vapor. A Barra foi uma das usinas pioneiras na implantação de caldeiras de alta capacidade produtiva.

Na época da instalação, há cerca de duas décadas, essas caldeiras foram equipadas com instrumentação de tecnologia pneumática e nesta safra iniciou-se um plano de atualização, promovido e executado pela engenharia do Departamento de Instrumentação da Barra.

Com a premissa básica de se manter uma alta confiabilidade de trabalho sob qualquer circunstância, optou-se pela operação tanto através de sistema supervisório, como manual, diretamente no painel, inclusive para os motores diretamente associados.

Para execução dos mais de 170 pontos de entrada/saída, foi escolhido o Controlador Programável LC700 da Smar, já presente em diversas aplicações nas unidades da COSAN. O resultado foi plenamente compensador, com a redução das necessidades de espaço físico e aumento da capacidade e precisão do controle. É o LC700 demonstrando sua versatilidade nas mais diversas aplicações.