Smar participa de encontro para discutir o uso racional da água e de recursos energéticos

sexta-feira, 19 de novembro de 2004



A Associação Brasileira Água e Energia – ABAE, em parceria com o governo do Estado de Sergipe, a Secretaria de Infra-Estrutura do Estado de Sergipe e a Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, promoveu o I Workshop de Eficiência Energética e Uso Racional da Água em Aracajú, de 15 a 17 de setembro de 2004.

O objetivo do encontro foi discutir soluções para utilização racional da água e de recursos energéticos, apresentando tecnologias que auxiliem no melhor aproveitamento dos recursos naturais.

O evento contou com a participação do Gerente de Aplicações da Área de Saneamento da Smar, engenheiro Ricardo Argolo, que palestrou sobre o tema “Soluções Wireless para Redes de Automação”. Segundo Argolo, a automação fornece os meios de acesso para monitoração e controle da demanda e do consumo como também ferramentas para otimizar a gestão desses recursos. O Workshop ainda contou com a participação do Gerente da Filial da Smar em Belo Horizonte, Silvio Barros.

Na palestra, Ricardo Argolo apresentou as opções tecnológicas Wireless existentes para a transmissão de dados, tais como o rádio e o celular. No caso do celular, além do serviço SMS que é o mais difundido, tem-se mais uma solução, inovadora e já disponível no mercado, que apresenta uma ótima relação custo benefício: a utilização do serviço GSM/GPRS.

A ABAE, entidade civil sem fins lucrativos, congrega empresas de saneamento e gerenciamento de recursos hídricos, concessionárias de energia, instituições públicas, organizações do terceiro setor e fornecedores de tecnologias e equipamentos, pessoas físicas ou jurídicas, em um ambiente aberto para a discussão dos problemas e soluções relacionados à eficiência energética e ao uso racional da água nesses setores.

A Associação surgiu para continuar e ampliar os trabalhos desenvolvidos no Brasil pelo Programa de Água e Energia da Alliance to Save Energy, Organização Não-Governamental norte-americana com 30 anos de atuação mundial em eficiência energética e meio ambiente, em conjunto com os prestadores de serviços de saneamento brasileiros.