Smar lança família FY400 de posicionadores inteligentes para válvulas e elementos finais de controle

segunda-feira, 4 de setembro de 2006



Mais um lançamento da Smar irá brilhar na Fenasucro 2006. A nova família FY400 de posicionadores inteligentes será apresentada dentro do mesmo design externo do FY300, facilitando ao usuário a escolha dos variados modelos de suporte de montagem, em vista da gama de elementos finais de controle disponíveis no mercado.

A facilidade dos novos equipamentos deverá disponibilizar aos instrumentistas, engenheiros e operadores, a liberdade de escolher o elemento final de controle que melhor se adapte aos processos industriais, utilizando um mesmo posicionador.

Segundo a Smar, as características da nova linha evoluíram, como, por exemplo, o indicador local (display) que agora é muito maior, mantendo a facilidade de ser visualizado nas quatro possíveis direções.

O circuito eletrônico de processamento e controle é totalmente digital, reunindo as mais modernas características dos microprocessadores e memórias de última geração. Tais avanços são colocados à disposição do profissional de automação com impacto imediato na capacidade de armazenamento de dados para posterior diagnóstico do elemento final de controle, além de promover uma estabilidade de controle sem precedentes.

O FY já era bem conhecido pela rapidez de seu processo de autoconfiguração, e, comparado com outros bons posicionadores do mercado, foi considerado o mais rápido em sua categoria, não ultrapassando os três minutos, o que torna essa linha muito vantajosa, principalmente em projetos de implantação de novas plantas, significando uma redução de custos de mão de obra de montagem e configuração.

O FY400 também apresenta a característica de auto-sintonia dos parâmetros proporcional, integral e derivativo para o conjunto posicionador/válvula de controle, significando maior redução de custos de intervenção de profissionais, que poderão utilizar seus tempos e recursos para outras tarefas voltadas à melhoria dos processos de produção e crescimento profissional.

A nova linha incorpora e amplia as facilidades de diagnósticos usados na maioria dos programas aplicativos de gerenciamento de ativos, tais como o AssetView e ações preventivas e pró-ativas de manutenção em válvulas de controle. Mais uma vez, o alvo é a redução de custos de manutenção e paradas imprevistas do processo, evitando perdas de produto. “O que faz o FY400 mais atrativo é a liberdade que dá ao usuário da escolha do aplicativo de sua preferência dada a sua conectividade com os softwares mais conhecidos no mercado, inclusive os aplicativos que estão baseados na tecnologia FDT/DTM”, explica Celso Nobre, gerente de negócios em válvulas e atuadores da Smar.

A versão “montagem remota” também está disponível na família FY400 para aplicações onde a vibração excessiva e altas temperaturas não podem ser evitadas. Novos conectores e cabos blindados de até 20 m de comprimento, dão a requerida imunidade a ruídos e a interferências eletromagnéticas, de acordo com a norma IEC 61326:2002. O FY400 utiliza a mesma tecnologia de sensor de posição através de efeito Hall.

“A preocupação de não trocar os terminais da conexão elétrica quando de sua instalação, não existe mais. O FY400 foi projetado para reconhecer a troca de polaridade e funcionar do mesmo jeito”, enfatiza Nobre.

A variedade de aplicação e utilização se extende ao considerar a combinação do FY400 com o ACP (Acionador Cilíndrico Pneumático), ideal para acionamento de dampers, comportas e uma infinidade de variações de aplicações para controle inteligente. A família FY400 é apresentada nas versões 4 a 20 mA, HART, Fieldbus Foundation e Profibus.