SIPAT discute segurança do trabalho

sexta-feira, 24 de novembro de 2006




Eleutério dá dicas de segurança no trabalho para funcionários das fábricas

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade I da Smar promoveu em setembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), reunindo cerca de 120 colaboradores que trabalham na área de manufatura da unidade. A semana contou com palestras sobre estresse e reeducação alimentar, transformando-se em um evento interativo onde todos os participantes puderam tirar suas dúvidas.

No Brasil, a busca pela qualidade de vida dos funcionários tem sido muito freqüente, já que a prevenção de doenças é o melhor caminho para se ter mais produtividade no ambiente de trabalho.

O estresse, mal do século, foi discutido como um problema sério a ser tratado, informando aos funcionários a melhor maneira de lidar com essa resposta do organismo à inquietação dos últimos anos. “Trata-se de uma reação normal, mas a rotina agitada do mundo faz com que nos descontrolemos e precisamos aprender a trabalhar o equilíbrio”, esclarece a psicóloga Tânia Cristina Belan Dutra.

A Unidade I da Smar é onde acontece a primeira etapa de produção dos equipamentos e, por tratarem- se de produtos pesados, é a mais sujeita a acidentes, apesar do controle ostensivo da empresa. No local, os colaboradores utilizam diversos equipamentos de segurança, como óculos, calçados especializados, protetor auricular, entre outros. “A interação mostrou a importância de se buscar a segurança no trabalho para conquistarmos um ambiente cada dia mais saudável”, disse Alberto Aparecido Eleutério, presidente da Comissão.