Testes Beta do RD400 – Radar de Onda Guiada da Smar

segunda-feira, 9 de abril de 2007



Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Smar realizou com sucesso testes Beta do novo radar de onda guiada, o RD400, em diversos segmentos industriais. Entre eles há aplicações de saneamento, papel e celulose, usinas de açúcar e álcool e indústria alimentícia, e muitos outros estão em fase de prospecção.

A intenção dos testes é verificar a eficácia do equipamento em malhas de controle ou simplesmente informando de forma direta o nível de processos. Com isso, o usuário poderá levantar os números relacionados à qualidade de seu processo, às possíveis intervenções para manutenção, o ganho de produtividade e assim por diante.

O Radar RD400 é aplicável na medição de nível de processos em que, geralmente, as soluções convencionais não atendem em sua plenitude aos resultados esperados. Pode-se citar como exemplo os casos de variação de densidade de líquidos, inviabilidade de perfuração do tanque em sua parte inferior, processos com hidrogênio envolvido, nível de semi-sólidos, líquidos com espuma na superfície, reservatórios com obstáculos internos que interfiram na medição por ondas livres (ultra-som e microondas) entre outros.