Mercado em expansão confirma liderança da Smar

segunda-feira, 1 de outubro de 2007



Com o crescimento do setor sucroalcooleiro, novas usinas de açúcar e álcool estão sendo instaladas por todo o país. A Smar, que está presente há 33 anos nesse mercado, acompanhou de perto o crescimento do Brasil como líder na produção de açúcar e álcool, e vem atuando de forma inovadora, fornecendo tecnologia de ponta para o setor.

Segundo o gerente de área Paulo Roberto Ribeiro, a Smar possui importante participação no crescimento do mercado de açúcar e álcool, e isso se reflete no sucesso dos negócios.








Usinas adquirem sistemas de automação Smar

Cia. Energética Santa Elisa
O setor de tratamento de caldo da usina está operando com o System302-7, desde abril de 2007, com o CCM inteligente, comandado pela CPU Smar DF73, que utiliza o protocolo Profibus-DP. Esta CPU Profibus está sendo testada também para as futuras plantas que serão instaladas, entre elas: Ituitaba Bioenergia, Campina Verde Bioenergia, Central Itumbiara de Bioenergia e Alimentos, e Platina Bioenergia.


Sala de testes implantada na Santa Elisa

Usina Guariroba Ltda.
Em agosto de 2007 a Smar finalizou a automação da Usina Guariroba, localizada no município paulista de Pontes Gestal. A Smar forneceu todos os instrumentos de campo da linha 301, controladores lógicos da linha LC700, painéis de controle, além de serviços de engenharia e montagem de campo.


Usina Guariroba durante a fase de montagem

Tropical Bioenergia S.A.
Localizada no município de Edéia (GO), a usina, que pertence aos grupos Maeda e MB, entrará em operação em abril de 2008. A previsão de moagem é de 1.500.000 toneladas de cana para a primeira safra. A planta será totalmente automatizada pela Smar, que implantará o System302-7 e a nova CPU com protocolos Profibus-DP, Profibus-PA e AS-i. A usina utilizará um total de 15 CPUs, todas interligadas com a rede de supervisórios, via High Speed Ethernet.


Usina Tropical em fase de terraplanagem

Ouroeste Açúcar e Álcool Ltda.
Localizada no município paulista de Ouroeste e com entrega prevista para abril de 2008, a usina será completamente automatizada pela Smar, que fornecerá todos os instrumentos de campo, controladores lógicos da linha LC700, painéis de controle, serviços de engenharia e montagem de campo. Todos os setores da usina receberão controladores LC700, interligados com o COI (Centro de Operações Integradas) via rede ethernet.

Louis Dreyfus
Em construção no Mato Grosso do Sul, a usina Rio Brilhante, do Grupo Louis Dreyfus, adquiriu toda a instrumentação de campo da Smar, que forneceu transmissores (de temperatura, posição, pressão manométrica e diferencial, nível e densidade), além de válvulas manifolds e configuradores portáteis. O grupo internacional recentemente adquiriu também quatro usinas em operação e uma em construção do grupo pernambucano Tavares de Melo.



Grandes empresas utilizam produtos da Smar em seus recentes fornecimentos

HPB/Sermatec
O consórcio HPB/Sermatec fornecerá suas caldeiras automatizadas pela Smar para as usinas Guariroba, Tropical, Vale do Verdão e Ouroeste. Para a Usina Frutal, Grupo Louis Dreyfus (Usinas Luciânia e Rio Brilhante), Usina Ituitaba e Usina Itumbiara, a Smar fornecerá todos os instrumentos de campo. Para as usinas Guariroba, Ouroeste e Tropical, fará a automação dos difusores da Sermatec.


Caldeira aquatubular da Usina Guariroba

JW
A Smar forneceu todo o sistema de automação para várias plantas de álcool da empresa, como: Cofercatu (hidratado – 400.000 l/d), Usina Tropical (hidratado – 600.000 l/d e anidro – 400.000 l/d), Usina Guariroba (hidratado – 500.000 l/d), Usina Ouroeste (hidratado e anidro BSM – 500.000 l/d), Destilaria Melhoramentos (hidratado – 600.000 l/d e anidro BSM – 1.000.000 l/d) e Usina Mandú (hidratado – 300.000 l/d), além da planta ERFS, instalada em El Salvador, com capacidade de 700.000 l/d (álcool anidro). Nos projetos da Usina Uberaba (hidratado – 700.000 l/d), Usina Cerradinho 2 (hidratado e anidro BSM – 500.000 l/d) e da Usina Passatempo (hidratado e anidro BSM de 600.000 l/d), a Smar forneceu todos os instrumentos de campo.


Transmissor Smar instalado em planta da JW

Equipálcool
Com instrumentação completa da Smar, a empresa fornecerá a caldeira da Madeireira Miguel Fortes. Para as caldeiras das usinas Colombo (Unidade Palestina) e Cerradinho 2 (Potirendaba), serão fornecidos todos os instrumentos de campo, entre transmissores, manifolds e atuadores de damper.