SMAR anuncia lançamento do SYSTEM302-7

quarta-feira, 23 de abril de 2008




SYSTEM302-7: Inovação, Resultados e Excelência

“O futuro não pode ser previsto, mas pode ser inventado. É a nossa habilidade de inventar o futuro que nos dá esperança para fazer de nós o que somos”, disse Dennis Gabor, físico do Reino Unido Nobel de Física em 1971 pela invenção e aperfeiçoamento do método holográfico.


Esta frase traduz muito a postura da SMAR perante os desafios, o futuro, a inovação tecnológica e ao seu posicionamento no mercado. Por ser uma empresa de alta tecnologia e soluções que geram benefícios aos mais diversos segmentos, a SMAR está sempre atenta ao mercado que muda com muita rapidez.

Fundada em 1974, a SMAR é líder no fornecimento de soluções integradas de controle de processos, e suas atividades de pesquisa e desenvolvimento se expandem e melhoram a cada dia, a fim de continuar a explorar com sucesso o futuro e trazer ao mercado produtos e soluções que dominarão a área de automação nos próximos anos.

Atualmente, devido à grande competitividade e globalização dos mercados, onde o ciclo de vida dos produtos torna-se cada vez menor, além da exigência por altos índices de qualidade, faz-se necessário uma automação de processos eficiente e eficaz. Esta deve permitir ao usuário uma flexibilização na produção, sem perdas e que possibilite atender a exigente demanda sem perder seu objetivo: a maximização dos lucros.

Neste sentido, a SMAR desenvolveu seu sistema de automação e controle baseado em redes, o SYSTEM302. Agora anuncia o lançamento do SYSTEM302-7, a mais nova geração desta série, que agrega valores aos clientes dos mais diversos segmentos, proporcionando benefícios como: lucratividade, produtividade, repetibilidade, segurança e excelência operacional, além do gerenciamento da instrumentação e do próprio desempenho.


O SYSTEM302-7 vai muito além dos tradicionais SDCDs, que têm função de controle e monitoração da planta, e foi desenvolvido de forma inovadora e com foco em resultados, em que se destacam:

  • Arquitetura digital – precisão e confiabilidade nos dados fornecidos através de uma base de dados única;
  • Sistema distribuído - com recursos de controle de processos, acionamentos e de intertravamento em um único controlador;
  • Controladores para automação de processo:
    • Conectados em rede de alta velocidade - maior disponibilidade e flexibilidade;
    • Multipropósito: controlador, PLC, gateway para as redes de campo e dupla conexão de rede Ethernet em um único módulo – custos reduzidos pela otimização de funções;
  • Estratégias de controle em blocos funcionais:
    • Padrões - soluções pré-testadas, reduzindo fontes de erro;
    • Flexíveis - configurados via Ladder pelo usuário, oferecendo maior liberdade de implementação de projetos;
  • Multiprotocolo: FOUNDATION fieldbusTM H1, FOUNDATION fieldbusTM HSE, PROFIBUS DP, PROFIBUS PA, HART, Modbus, DeviceNet, AS-i e sinais convencionais -maior performance através da liberdade de escolha da melhor tecnologia para cada aplicação;
  • Conectividade OPC total;
  • Templates e modelos funcionais facilitam a engenharia e reduzem o tempo de implementação de projetos;
  • Gerenciamento de ativos e processos – reduz custos operacionais através da manutenção proativa. Através de soluções abertas como a tecnologia FDT/DTM, o sistema gerencia a integridade da instrumentação;
  • Soluções integradas de MES – permite acompanhamento dos índices produtivos e de desempenho de unidades de produção através de um portal de informações. Este oferece a visão total de sua planta, agilizando as tomadas de decisão de seus negócios.
  • Ambiente multiusuário do tipo cliente/servidor integrado – redução no tempo de entrega de projetos e potencialização das vantagens do uso de redes Ethernet para controle e supervisão;
  • Redundância em diversos níveis – aumenta a disponibilidade do sistema.

Durante os próximos meses, clientes e usuários poderão participar de eventos de lançamento oficial do SYSTEM302-7 que ocorrerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Uberlândia, Goiânia, Sertãozinho, Piracicaba, Araçatuba e Maringá. Aguarde mais informações.

Sucesso, tecnologia e inovação são palavras que traduzem a filosofia da SMAR, endereçadas à satisfação de nossos clientes, embasando o nosso presente e o nosso futuro.