Soluções SMAR têm destaque em feira na Alemanha

segunda-feira, 15 de setembro de 2008



Evaristo Orellana Alves, César Cassiolato e Leandro Torres
Evaristo Orellana Alves, César Cassiolato e Leandro Torres

O Hannover Fair foi mais uma oportunidade para a SMAR divulgar suas soluções de engenharia em automação. A participação da empresa contribuiu para a divulgação do padrão FDT (Field Device Tool), colaborando com o Grupo FDT-JIG, que tem a missão de fomentar a aceitação e uso da tecnologia FDT/DTM na indústria de automação, processo e aplicações híbridas.

A SMAR foi a única empresa brasileira a demonstrar esta tecnologia, e hoje oferece benefícios aos mais diversos segmentos com o AssetView, o gerenciamento de ativos do SYSTEM302.

O AssetView com FDT foi demonstrado usando as tecnologias PROFIBUS e HART, com os equipamentos LD303, DT303, LD400 e FY400, respectivamente. Além disso, diversos equipamentos de outros fabricantes foram integrados ao SYSTEM302-7, mostrando a milhares de usuários o conceito aberto do FDT/DTM e comprovando a interoperabilidade dos mais diversos fabricantes.

O Hannover Fair foi palco também de um dos maiores eventos do país na tecnologia PROFIBUS, o RPA Chairmen Meeting, que ocorreu no dia 22 de abril e reuniu todos os presidentes das Associações Regionais do Profibus do mundo.

A SMAR esteve representada por um de seus diretores, César Cassiolato, Presidente da Associação Profibus Brasil América Latina, pelo gerente de produto Evaristo Orellana Alves e pelo gerente de sistemas Leandro Torres.

Durante a reunião foram discutidos vários pontos pertinentes à estratégia do PROFIBUS, de abrangência mundial, e apresentados novos avanços da tecnologia como a nova versão do PROFIBUS-PA, a interface FDI, wireless, Profinet, I/O Link, etc. Foram anunciados 23,3 milhões de nós instalados em PROFIBUS, considerados mais um recorde.

De acordo com Cassiolato, a SMAR possui um dos maiores parques instalados de PROFIBUS do mundo e a Associação Profibus Brasil América Latina é uma das mais importantes das Organizações Profibus.