Divisão de Desenvolvimento da SMAR recebe alunos do projeto Cidadão do Futuro, parceria SMAR e SESI

terça-feira, 15 de dezembro de 2009



Em seu terceiro mês de atividades, o Projeto Cidadão do Futuro, desenvolvido pela SMAR em parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria de Sertãozinho, continua movimentando e auxiliando jovens sertanezinos na busca pela formação profissional.

Nos dias 27 e 28 de outubro foi realizada a segunda palestra do projeto, com o Diretor de Marketing e Qualidade da SMAR, César Cassiolato, que explanou sobre o “Marketing Pessoal como Ferramenta para o Sucesso”. Já nos dias 10 e 11 de novembro o Gerente de Produto Marcus Vinicius Silva deu dicas de “Linguagem Corporal”.

A primeira visita a unidades da SMAR aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, quando os alunos conheceram a Divisão de Desenvolvimento da empresa. Organizados em grupos, os adolescentes visitaram as instalações do departamento divididas em cinco setores: Equipamentos de Campo, Sistemas, Controladores, Testes e Layout. Em cada setor, um profissional da SMAR orientou os grupos de alunos, apresentando-se, ao final da visita, o ciclo completo de desenvolvimento de um novo produto.

Antes do início da visitação, o administrador Valdecir Arosti, responsável pela Qualidade, falou aos alunos sobre os diferentes setores e fases do desenvolvimento de produtos, usando comparações bem próximas ao seu dia-a-dia. Segundo Arosti, as comparações facilitam a explicação do funcionamento de equipamentos industriais aos jovens, que não possuem uma base de conhecimento sobre o assunto. “Para ajudar-nos neste grande desafio, decidimos fazer analogias com objetos e ações do dia-a-dia deles como, por exemplo, o controle manual da temperatura da água do chuveiro, ou o funcionamento da panela de pressão e sua similaridade com uma caldeira”, explicou.

Os próximos eventos do Projeto Cidadão do Futuro têm início após o carnaval. O calendário será divulgado na primeira semana de janeiro.


O engenheiro Luis Gustavo entrega livro paradidático sorteado a aluna do projeto


O Gerente de Desenvolvimento Delcio apresenta o funcionamento dos controladores aos alunos do Projeto Cidadão do Futuro


Alunos aprendem sobre o processo de layout e certificação de produtos


Alunos aprendem sobre os procedimentos de testes de produtos


Mônica (Auditora do SESI-São Paulo), Guilherme (Engenheiro de Desenvolvimento da Smar – Coordenador do Projeto), Ricardo (Gestor do Projeto – SESI-Sertãozinho) e Ciro (Diretor do SESI-Sertãozinho)


Alunos do projeto em palestra de apresentação da Divisão de Desenvolvimento