SMAR fornece tecnologia para a Usina Santo Antonio

terça-feira, 2 de março de 2010



A Usina Santo Antonio, de Sertãozinho, SP, terá para a safra deste ano um cozedor de granagem automatizado. O projeto, que já está em execução, é assinado pela SMAR e deverá ser concluído em abril.
Para a realização deste trabalho são utilizados equipamentos de campo da SMAR, como os transmissores de pressão e nível LD301 e posicionadores de válvulas FY301.

Dérek Stesse, Engenheiro de Aplicações da SMAR, explica que, com este projeto, o processo do cozedor será realizado automaticamente, com pouca intervenção do operador. “Antes, sem a automação, o profissional que operava o cozedor executava o processo manualmente”, ressalta.

Uma das grandes vantagens que esta automação proporciona para a usina, além da segurança, é que agora o operador poderá supervisionar e controlar o processo de cozimento apenas utilizando o computador ou uma IHM, conseguindo visualizar, com imagens e gráficos, o que realmente ocorre em campo. “Com os instrumentos de campo utilizados para medição ou ação nas variáveis do processo, o rendimento e a qualidade no resultado final do processo terão uma melhoria notável”, finaliza o Engenheiro.


Equipamento automatizado pela SMAR