SMAR realiza treinamento em Planta Didática no SENAI de Santo Antônio da Platina, PR

terça-feira, 28 de junho de 2011



A unidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Santo Antônio da Platina, PR, promoveu, de 2 a 6 de maio, o curso “Treinamento Operacional em Planta Didática SMAR PD-3”.

Rogério Pessa, Engenheiro de Treinamento da SMAR, foi o responsável pelo curso, que contou com a participação de docentes das unidades do SENAI de Santo Antônio, Maringá e Londrina, além de dois alunos do curso técnico de automação.

Com carga horária de 40 horas, o curso apresentou a arquitetura e os componentes aplicados ao projeto da Planta Didática PD-3 SMAR e abordou a operação do sistema em apoio às tecnologias 4-20mA, Foundation Fieldbus ou Profibus, empregadas na implementação do produto.

Pessa explica que o produto “Planta Didática” da SMAR é um conjunto de coisas, que envolve um miniprocesso com tanques, tubulações, válvulas, instrumentos de campo e um sistema completo de controle/automação chamado “SYSTEM302 - Tecnologia Foundation Fieldbus”, disponibilizando controles regulatórios/discretos e um software de supervisão (ProcessView) para a operação da mesma planta através de uma estação de trabalho (PC). “Este é um excelente produto para as instituições de ensino nas áreas de formação de instrumentação, automação e controle”, comenta o Engenheiro.

Concluindo este curso, o participante está apto a conhecer toda a arquitetura e os componentes do projeto da Planta PD-3, a entender os benefícios desta tecnologia, a aplicar os procedimentos básicos de manutenção e backup do sistema e a operar totalmente a planta didática.

O Gerente Executivo das unidades SENAI Londrina e Santo Antonio da Platina, Alexandre Ferreira, esteve em Santo Antonio e prestigiou o curso. “Procuramos sempre estimular uma educação profissional de ótima qualidade e que apresente cursos com as últimas tendências em tecnologia de ponta”, resume o Gerente.