SMAR mostra lançamentos e tendências tecnológicas em evento da Fieldbus Foundation no Rio de Janeiro

terça-feira, 16 de agosto de 2011



No Rio de Janeiro, no dia 16 de junho, cerca de 150 profissionais passaram por atualização nas soluções de mercado que utilizam a tecnologia Foundation Fieldbus. Especialistas de projetos de automação de empresas como Petrobras, Braskem, Bayer e Cenibra puderam compartilhar suas experiências com o público presente e discutir em mesa redonda algumas questões relacionadas com a tecnologia Foundation Fieldbus.

Confirmando sua liderança no desenvolvimento dessa tecnologia, a SMAR apresentou os projetos que estão sendo liberados pelos grupos de trabalho da Organização para o mercado e também as próximas atrações programadas. 

Entre outros tópicos, o Gerente de Desenvolvimento da empresa, Omar S. Donaires, apresentou o Projeto WIO, que representa o avanço definitivo da infraestrutura Foundation Fieldbus na direção da integração total com novas tecnologias como WirelessHART e ISA100.11a. Através desse conceito, o processamento distribuído e paralelo ganha novas dimensões através de remotas de I/O inteligentes. Nesse modelo, todas as unidades processadoras de entradas e saídas possuem a capacidade de realizar controle (blocos funcionais e Ladder, por exemplo) e trocar dados em alta velocidade através da rede Ethernet industrial HSE (High Speed Ethernet). Isso aumenta significativamente o poder de processamento dos sistemas de controle, além de aumentar a disponibilidade das malhas de controle e para a supervisão das plantas industriais.

A SMAR, como uma das empresas patrocinadoras do evento, apresentou sua linha completa de controladores e Remote I/O, incluindo os com acesso às redes AS-i, DeviceNet, Profibus DP, Profibus PA e finalmente o DF100, que é a versão SMAR do WIO para redes WirelessHART.

Além dessas novidades, a empresa também apresentou a nova versão do SYSTEM302. Entre os destaques do SYSTEM302 7.3, estão o SimulationView, que é uma ferramenta poderosa para simulação de estratégias de controle. Com ele, é possível através de poucos cliques, validar o comportamento das estratégias de controle e sistemas supervisórios antes de descarregá-las para os controladores, o que proporciona implantações de projetos com muito mais tranquilidade e segurança.

Associado com o licenciamento acadêmico, o SimulationView torna-se o SYSTEM302 - Academic®, produto focado para atender instituições de ensino e centros de treinamento. Com esse pacote é possível o ensino de automação sem o uso de hardware específico. "Isso democratiza a capacitação profissional, num momento tão crucial para o desenvolvimento do país", comenta Leandro Torres, Gerente de Sistemas da SMAR. "As parcerias com instituições de ensino são a base para a modernização do ensino técnico e superior no Brasil", complementou Alessandro Machado, Gerente da regional da SMAR no Rio de Janeiro e Espírito Santo, que esteve prestigiando o evento na capital carioca.