Cerificação de Redes Profibus DP/ PA e AS-i na unidade Bonfim da Raízen

quarta-feira, 17 de agosto de 2011



Durante este semestre a unidade Bonfim da Raízen passou com sucesso por um processo de certificação de redes PROFIBUS-DP, PROFIBUS-PA e As-interface. Este processo foi executado pela SMAR, onde uma equipe técnica especializada foi coordenada pelo Engenheiro e Diretor da SMAR, César Cassiolato. Este processo teve como objetivos:

  • Proporcionar a conformidade da rede PROFIBUS em campo com o que foi definido em projeto;
  • Proporcionar que as instalações PROFIBUS e níveis de sinais estejam de acordo com o Padrão PROFIBUS;
  • Proporcionar a identificação de possíveis falhas nas instalações;
  • Proporcionar a identificação de possíveis falhas na comunicação;
  • Proporcionar as condições mínimas e corretas de configuração da rede e equipamentos;
  • Proporcionar incremento no desempenho e confiabilidade da rede;
  • Proporcionar a redução no tempo de paradas;
  • Proporcionar a atuação preventiva e preditiva nas possíveis falhas em instalações e sinais de comunicação;
  • Proporcionar um incremento da segurança operacional como um todo com as melhorias sugeridas;
  • Proporcionar a elevação da performance operacional e reduzir os custos globais de operação e manutenção.

 

O levantamento foi documentado com fotos, telas de osciloscópio, topologia, etc., além de mostrar as condições de interligações eletromecânicas, cabeamento, derivações, caixas de passagens, painéis, aterrramento, shielding, isolação, umidade, e ainda as condições mínimas para se estabelecer a comunicação, etc. Os trabalhos de campo foram liderados por Isaías Martins Pinto, profissional da Engenharia de Projetos e Serviços da SMAR.

Gilmar Aparecido Martimiano da Silva, Gerente Industrial da unidade Bonfim comenta:  “Os resultados foram excelentes e depois do processo de certificação de redes a operação da planta está contínua, o que até então não presenciamos. Com a planta em alta disponibilidade e operação contínua conseguimos bons resultados de produção.  A SMAR com sua equipe técnica identificou pontos de correções e melhorias, emitiu relatórios com causas e efeitos,  supervisionou os trabalhos e depois efetuou novamente todas as análises, garantindo os resultados positivos e as conformidades com os padrões das redes Profibus DP, PA e AS-i. É um trabalho diferenciado, de extrema importância e de alto nível. Nossa equipe acompanhou os trabalhos, teve acesso aos resultados e hoje está bem preparada para garantir a continuidade dos resultados. Entramos agora na etapa de tirar benefícios das tecnologias digitais”.

A equipe técnica da unidade Bonfim, através da coordenação de Danilo Carlos Cedran, acompanhou todo este processo e sua equipe hoje se encontra preparada com conhecimento técnico em redes Profibus e AS-i. Segundo Danilo, “o processo foi detalhado e criterioso e hoje o nosso sistema está operando com alta disponibilidade”.