loading

Sobre a SMAR


A Smar foi fundada em 1974 com objetivo de prestar serviços de campo para turbinas a vapor da indústria açucareira brasileira. Em 1978, com a oportunidade de atender à demanda por produtos eletrônicos para o setor, associou-se a pessoas que iniciaram o desenvolvimento e produção de um sistema de controle da quantidade de cana de açúcar que seria usada para alimentar os cortadores de cana e as moendas. Com o sucesso desta primeira inovação novos produtos foram desenvolvidos e produzidos regularmente, ainda voltados para a indústria sucro-alcooleira.

A empresa cresceu rapidamente, impulsionada pelo programa federal Pró-álcool, que visava substituir a gasolina por álcool como combustível de veículos automotores. Em 1981, com o decréscimo dos investimentos na indústria sucro-alcooleira, a empresa direcionou-se para a linha de instrumentos para controle de processos, possibilitando seu crescimento em outros setores industriais no Brasil, o que ocorreu em a partir de 1982.

Em 1986 a empresa buscou se expandir para o mercado internacional, com produtos tecnologicamente atualizados e competitivos. Após lançar os novos produtos no mercado brasileiro a Smar incrementou seus esforços de venda internacionais, inicialmente nos Estados Unidos a partir de 1989, e depois na Europa a partir de 1990.

A Smar tornou-se o maior fabricante de instrumentos para controle de processos no Brasil. Atualmente, cerca de um terço da produção da empresa é vendido no mercado internacional, atuando em vários setores de indústria como fornecedora de produtos e soluções para o mercado de automação industrial.