HOME      SOBRE A SMAR      JUNTE-SE A NÓS      FALE CONOSCO      MAPA DO SITE

Sobre a SMAR

 

SMAR Company Profile (PDF - 9.8MB)

A SMAR foi fundada em 1o de abril de 1974 com objetivo de prestar serviços de campo para turbinas à vapor da indústria açucareira brasileira. Os co-fundadores, Sr. Mauro Sponchiado e Sr. José Marinussi aproveitaram as iniciais de seus sobrenomes para formar o nome da empresa, ou seja, SMAR. A pequena empresa continuou prestando serviços de manutenção em turbinas à vapor até 1978. Foi quando a indústria açucareira começou a utilizar as novas turbinas a vapor com reguladores de velocidade eletrônicos.

Não habituada a trabalhar com eletrônica, buscou assessoramento em um grupo de engenheiros de uma empresa vizinha. O Sr. Edmundo Gorini, chefe da engenharia elétrica daquela empresa, e seus colegas Paulo Lorenzato e Carlos Liboni aceitaram o convite de tornarem-se sócios da SMAR. Logo em seguida, Sr. Caldeira, também um engenheiro, integrou-se a empresa. Este foi o início de uma nova era para a empresa. Nessa época, a empresa era composta por 13 pessoas, sendo 10 sócios e 3 funcionários.

A prestação de serviço em turbinas à vapor proporcionou o capital para os trabalhos iniciais de Pesquisa e Desenvolvimento. Os resultados de P&D possibilitaram o desenvolvimento de um novo sistema para controlar a quantidade de cana de açúcar que deveria ser usada para alimentar os cortadores de cana e as moendas. Com o sucesso desta primeira inovação, a SMAR teve condições de continuar a investir em pesquisa e desenvolvimento. Novos produtos continuaram a ser desenvolvidos regularmente, sempre voltados para a indústria sucro-alcooleira.

A empresa cresceu rapidamente, impulsionada por uma iniciativa bem sucedida do governo federal, o Pró-álcool, que visava substituir a gasolina por álcool como combustível de veículos automotores.

Em 1981, com o decréscimo dos investimentos na indústria sucro-alcooleira, a empresa decidiu partir para o projeto de uma linha de instrumentos para controle de processos. Essa decisão foi bem sucedida e a empresa continuou crescendo.

Em 1986, com seu contínuo crescimento no mercado nacional, a empresa buscou se expandir no mercado internacional. O sucesso dependeria muito do desenvolvimento de novos produtos que estivessem tecnologicamente atualizados e que fossem, ao mesmo tempo, comercialmente competitivos. A SMAR empreendeu então um plano de desenvolvimento que eventualmente tornou tais produtos uma realidade.

Após testar os novos produtos no mercado brasileiro, a SMAR incrementou seus esforços de venda, inicialmente nos Estados Unidos, a partir de 1989, e depois na Europa, a partir de 1990.

Em 1988 a SMAR tornou-se o maior fabricante de instrumentos para controle de processos no Brasil, sendo que sua atuação nesta área só começou em 1982. Atualmente, mais de um terço da produção da empresa são vendidos no mercado internacional.

Como o mercado mundial para produtos como os que a SMAR produz movimenta mais de 5 bilhões de dólares por ano, a empresa tem enormes possibilidades para continuar a crescer ao longo dos próximos anos.

 

Visão da SMAR

Ser uma empresa de automação empresarial com forte atuação internacional e a líder no Brasil, facilitando o crescimento sustentável dos nossos clientes do mundo todo com vantagens e benefícios únicos proporcionados pelos nossos talentos, tecnologia e produtos inovadores, atuando de forma segura, rentável e com responsabilidade social e ambiental.

 

Missão da SMAR

Suprir o mercado mundial de automação com produtos e soluções abrangentes, avançadas, práticas, robustas e de custo efetivo.