» Cursos
» Calendário 2010
» Contate-nos
» Cursos em 4-20mA, HART & Produtos Convencionais
» Cursos em Sistema de Controle SMAR SYSTEM302
» Cursos em sistemas SMAR para Medição Fiscal e Medição em Tanques
 
 
» SYSTEM302 - Sistema de Controle de Processos
» Prêmios e Reconhecimentos
» Medição de Pressão e Vazão
» Medição de Temperatura
» Medição de Densidade
» Medição de Nível
» Posicionadores de Válvula
» Manutenção e Diagnóstico
» Suporte Técnico SMAR
» Junte-se a Nós!
» Suporte
» Notícias
» Treinamento
» Soluções de Indústrias
» Fale Conosco
» Pesquisar
» Unidade Móvel
» PATS
» SMAR Collection
» Próximos Treinamentos

ABRIL

TC-120 - Treinamento em Controlador Digital Multi-Loop CD600Plus

TC-231 - Treinamento em Redes de Automação Industrial

MAIO

TC-124 - Treinamento em Instrumentação Aplicada a Caldeiras

TC-204 - Treinamento em Manutenção SYSTEM302-7 Protocolo Foundation Fieldbus

TC-206 - Treinamento em Implementação de Projetos utilizando a Tecnologia Foundation Fieldbus

TC-210 - Treinamento em Manutenção SYSTEM302-7 Protocolo PROFIBUS

TC-122 - Treinamento em Instrumentação Básica para Controle de Processos

TC-123 - Treinamento em Controle Automático de Processos

TC-211 - Treinamento em Controlador HSE Lógico Programável DF75

TC-229 - Treinamento em SYSTEM302-7 Aplicado à Tecnologia DeviceNet

Increva-se para o SMAR RSS Feed

Siga-nos:

SMAR Software
Faça o download dos software disponíveis para os produtos SMAR.
SMAR Firmwares

Verifique todas as versões de firmwares disponíveis para os produtos SMAR.

Certificados de Produtos SMAR
Veja a lista completa de Certificados disponíveis para os produtos da SMAR.
Biblioteca de Arquivos de Produtos SMAR

Download os arquivos de DD, DTM e GSD dos produtos SMAR (protocolos HART, Foundation Fieldbus e PROFIBUS PA)

Sempre fornecendo Soluções Confiáveis


Assistência Técnica
Instalação e Montagem
Pré-Comissionamento e Comissionamento
Testes de Malhas
Start - Up
Operação Assistida
Revisões
Metrologia
Treinamento
Consultoria em Projetos
Plano Diretor de Automação

 

Depoimentos de clientes:

É importante para nós professores de automação do Instituto Federal, do campus Sertãozinho, este trabalho desenvolvido pelo nosso coordenador, o Prf. Daniel Petean, e a área de treinamento da SMAR. É a materialização de uma oportunidade real para, através dos cursos oferecidos na área de automação, adquirir informações atualizadas e poder, deste modo, oferecer aos nossos alunos a teoria e prática em várias destas novas áreas avançadas do conhecimento. Os cursos são bem estruturados, com assuntos distribuídos e recursos humanos e materiais de excelente qualidade. É uma oportunidade que soma o orgulho do tamanho do Brasil que temos pela nossa escola, que completou 100 anos em 2009, com orgulho do tamanho do mundo que vocês demonstram por sua empresa. Parabéns e obrigado por nos receberem.

Professor João Cascaldi
CEFET - Sertãozinho

 

SMAR realiza treinamentos em diferentes
localidades do Brasil

A SMAR vem realizando, nos últimos meses, importantes treinamentos em Sistema Supervisório ProcessView, Instrumentos de Campo HART, Instrumentação Aplicada ao Controle de Caldeiras e treinamentos em Planta Didática SMAR PD-3 com tecnologias como HART e FOUNDATION Fieldbus. Estes e outros assuntos foram explanados para profissionais de diferentes áreas, propagando ainda mais atuação da SMAR no Brasil.

 

Sertãozinho, SP

O Engenheiro da SMAR Bruno Resende participou, no dia 19 de fevereiro de 2010, da abertura do curso médio integrado em Automação Industrial no IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus Sertãozinho. Na ocasião, Resende ministrou uma palestra sobre Automação Industrial para a nova turma, abordando também assuntos como medição e controle de processos.

O objetivo da palestra foi motivar os alunos quanto ao futuro da profissão, bem como apresentar a SMAR e alguns de seus produtos aos futuros profissionais do ramo.


 

Sertãozinho, SP

Em fevereiro, no CTS (Centro de Treinamento SMAR) aconteceu o treinamento Instrumentação Básica para Controle de Processos (TC-122). Com duração de 40 horas, o treinamento foi ministrado pela engenheira eletricista Ana Cecília Pires Della Torre e direcionado a profissionais instrumentistas que atuam principalmente em usinas de açúcar e álcool.

Neste treinamento os participantes adquiriram conceitos básicos sobre Instrumentação Industrial, relativo às medições de Pressão, Vazão, Nível, Temperatura, Densidade (pH) e os fundamentos do Controle Automático de Processos. Segundo Ana Cecília, o treinamento teve um rendimento bastante significativo, pois os participantes conseguiram absorver o conteúdo programático, uma vez que todos possuíam bastante experiência em campo.

 

Mogi das Cruzes, SP e Campos dos Goytacases, RJ

A SMAR realizou treinamentos para professores do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mogi das Cruzes, SP, e também de Campos dos Goytacazes, RJ. Na cidade paulista, um encontro aconteceu entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2009, tendo como tema abordado pelo Engenheiro André Araújo a Planta Didática SMAR PD-3/HART. O outro encontro ocorreu de 7 a 11 de dezembro, onde a Planta Didática SMAR PD-3/FOUNDATION Fieldbus foi o assunto ministrado pelo Engenheiro José Alberto Coretti. Já na cidade fluminense, Coretti abordou este mesmo tema entre os dias 23 e 27 de novembro de 2009.

Além de desenvolver práticas com os equipamentos das plantas, Coretti ressalta que os treinamentos abordaram também o Sistema Supervisório ProcessView. “Os professores do SENAI terão agora subsídios técnicos para ministrar treinamentos em toda a região, tanto para cursos técnicos e profissionalizantes, como também para as indústrias e para a comunidade em geral, sobre as tecnologias comentadas nos treinamentos”, finaliza o Engenheiro.


Treinamento realizado em Mogi das Cruzes, SP

 

Uberaba, MG

O PATS (Programa de Atualização na Tecnologia SMAR) foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2009 na FACTHUS – Faculdade de Talentos Humanos, em Uberaba, MG, com a presença de alunos que estão inseridos no mercado de trabalho e já utilizam os equipamentos SMAR, bem como outros clientes da região.

O engenheiro Adriano Reis, da Divisão de Desenvolvimento da SMAR, ministrou palestras sobre a linha de equipamentos SMAR e o sistema de controle SYSTEM302. Durante as apresentações foram realizados debates sobre possíveis aplicações dos produtos SMAR nas plantas de alguns dos clientes presentes.

Marcos André Franco, Engenheiro de Vendas da SMAR, citou exemplos de aplicações conhecidas e novas aplicações que utilizarão a linha de equipamentos SMAR. Segundo o engenheiro, está em negociação com a FACTHUS uma parceria para treinar diversas turmas de alunos durante o ano de 2010.

 

Sertãozinho, SP

A SMAR realizou, de 16 a 20 de novembro de 2009, um treinamento em Planta Didática SMAR PD-3/HART/CD600 (TC-205). Ministrado pelo Engenheiro Rogério Pessa, o curso aconteceu no SENAI de Sertãozinho, SP.

O principal objetivo deste treinamento foi familiarizar os profissionais de Automação/Instrumentação nos conhecimentos básicos de configuração e operação da Planta Didática SMAR PD-3 e dos produtos SMAR utilizados, bem como analisar os procedimentos de manutenção dos instrumentos envolvidos na arquitetura da planta à tecnologia HART/CD600Plus Controlador Multi-loop.

Pessa explica que, com este treinamento, os professores das áreas de eletroeletrônica e instrumentação do SENAI serão capazes de entender os benefícios da tecnologia em uso, conhecer conceitos de instrumentação e variáveis de medição utilizadas, entender a arquitetura e componentes da Planta Didática, entender a estrutura e configuração dos componentes SMAR envolvidos, familiarizar-se com os procedimentos de manutenção (instalação/backup) do sistema e operar a Planta Didática SMAR PD-3 através do frontal (faceplate) do CD600Plus.

Ainda segundo Pessa, foram utilizados no treinamento demo-kits do Controlador CD600Plus para comunicação com o PC e simulação dos sinais das variáveis nas estratégias de controle. “Utilizamos também a própria planta didática como exemplo de processos típicos reais, como controle de nível, vazão e temperatura”, ressalta.

 

Maringá, PR

Mais uma edição do PATS (Programa de Atualização na Tecnologia SMAR) foi realizada no dia 21 de outubro de 2009, no Hotel Deville, em Maringá, PR. O evento contou com a presença do Diretor de Açúcar e Álcool da SMAR, Eduardo Munhoz, das equipes de vendas da filial Maringá e da Regional São Paulo e dos instrutores do CTS – Centro de Treinamento SMAR.

Marco Cesar de Oliveira e André Araújo apresentaram a linha de instrumentos de campo da SMAR e os avanços tecnológicos do sistema de controle de processos SYSTEM302-7 com enfoque na sua arquitetura, ferramentas de configuração e gerenciamento da produção. As palestras abordaram a integração do controle e da parte elétrica ao COI (Centro de Operações Integradas), simplificando a operação e a implantação do MES (Manufacturing Execution SYSTEM) para as redes corporativas das empresas.

Outra apresentação de grande interesse para todos os participantes foi a palestra do Engenheiro de Aplicações Dérek Stesse sobre a arquitetura de controle que está sendo implementada nos últimos cinco projetos sucroalcooleiros automatizados pela SMAR.

Receberam o treinamento 54 engenheiros e técnicos de 24 empresas dos segmentos de Açúcar e Etanol e Industrial da região norte do Paraná. São elas: Vale do Ivaí, Usaciga, Sabaralcool, Alto Alegre, Santa Terezinha Ivate, Cocamar, CBC, São Tomé, Coopcana, Cofercatu, Decasa, Angelica, Alltech, Santa Terezinha Iguatemi, Palmali, Usinavi, Jumbo Automação, Automatiza, Goioere, Destilaria Melhoramentos, Hidromatic, Conapi, Santa Helena e UEM.

 

Rio Brilhante, MS

A filial Rio Brilhante da nova LDC-SEV, (associação entre a LDC Bioenergia, do grupo Louis Dreyfus Commodities, e a Santelisa Vale), recebeu no mês de outubro de 2009 o treinamento nos Instrumentos de Campo HART SMAR (TC-107). O engenheiro Rogério Pessa ministrou o curso para duas turmas com cinco participantes cada, entre instrumentistas e coordenadores da LDC-SEV.

Entre os diversos temas abordados, foram apresentados os transmissores de pressão, temperatura, densidade e nível, além de aspectos de instalação, configuração e manutenção (calibração) de posicionadores de válvula. Aspectos relativos à instrumentação, medição de variáveis e sensores utilizados pelos instrumentos também foram explanados.

Com os recursos oferecidos pelos demo-kits dos instrumentos, válvulas de controle e ferramentas de programação disponibilizados, todos os participantes puderam simular práticas e procedimentos, rotinas de manutenção no dia-a-dia do setor de instrumentação.

 

Sertãozinho, SP

O Centro de Treinamento SMAR, em Sertãozinho, SP, foi palco do treinamento em Instrumentação Aplicada ao Controle de Caldeiras (TC-124), ministrado pelo engenheiro Rogério Pessa no mês de outubro de 2009.

Participaram do treinamento profissionais das empresas Santec (São Paulo, SP), Destilaria Guaricanga (Presidente Alves, SP) e CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica (Sertãozinho/SP), que utilizam equipamentos SMAR como os controladores CD600Plus e LC700, e os transmissores / posicionadores da linha 301.

Em sua apresentação, Pessa explanou sobre os tipos básicos e o funcionamento geral das caldeiras com aplicações nos segmentos de Açúcar e Etanol e Industrial (para combustíveis líquido, gasoso e sólido), além de aspectos relativos à instrumentação, medição de variáveis, e controles principais e auxiliares, necessários à operação, ao bom funcionamento e à segurança deste equipamento.

Os recursos utilizados durante o curso (controlador CD600Plus, geradores de corrente e softwares de configuração e supervisão) permitiram aos participantes conhecer os principais controles e simular as estratégias necessárias para a operação de uma caldeira.

 

Araraquara, SP

Representada pelo gerente de treinamento a clientes Marco César de Oliveira, a SMAR esteve presente na Jornada Tecnológica UNIP 2009, realizada no dia 8 de outubro de 2009 no Campus Araraquara.

O evento reuniu alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Produção e Tecnologia em Automação Industrial para um ciclo de palestras em tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento de carreira.

Marco César de Oliveira apresentou o tema “Evolução da Automação Industrial e a Arquitetura FOUNDATION Fieldbus” e complementou sua explanação com discussão livre sobre aspectos de aplicações de produtos.

 

Marabá, Belém e Vila do Conde, PA

Entre os meses de setembro e outubro de 2009 a SMAR ofereceu um treinamento sobre Desenvolvimento e Manutenção de Software e Hardware para profissionais das unidades de Marabá, Belém e Vila do Conde, PA, da empresa Eletronorte.

Segundo Rogério Pessa, engenheiro e instrutor do curso, foram apresentados os seguintes módulos: Instrumentação Básica (principais variáveis de medição); SYSTEM302-7 – Manutenção e Protocolo FOUNDATION Fieldbus Básico; e Básico em Interface – IHM, ProcessView. “O treinamento será realizado também em outras quatro subestações”, comenta.

 

Piracicaba, São Joaquim da Barra, SP e Toledo, PR

Desde junho do ano passado, professores do SENAI e ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) vêm recebendo treinamentos sobre a Planta Didática SMAR PD-3 com  diversas tecnologias.

Ministrado pelo instrutor José Alberto Coretti, no mês de agosto 2009, o treinamento sobre Planta Didática SMAR PD-3/HART realizado na ETEC de Piracicaba, SP, teve o objetivo de apresentar aos professores que irão ministrar a disciplina de automação, a tecnologia HART com o controlador lógico programável LC700, além da utilização do sistema de supervisão ProcessView.

Também no mês de agosto, na ETEC de São Joaquim da Barra, SP, o instrutor Rogério Pessa realizou um treinamento sobre a Planta Didática SMAR PD-3/HART/Modbus (TC-205), direcionado aos professores das áreas de eletricidade e eletroeletrônica, com o apoio do Professor Frederico de Assis Zanini, e no mês de junho, no SENAI da cidade de Toledo, no Paraná, conduziu um curso de Planta Didática SMAR PD-3/FOUNDATION Fieldbus (TC-205) aplicado aos professores de eletroeletrônica e instrumentação das unidades de Toledo e Cascavel, com o apoio do Professor Lauri Afonso Simon.

O Treinamento capacita os participantes para operar a Planta Didática SMAR PD-3 e conhecer melhor seus recursos e benefícios. “O objetivo deste módulo é familiarizar os profissionais de automação aos conhecimentos básicos de configuração e operação dos produtos SMAR aplicados à Planta Didática, bem como aos procedimentos de manutenção e substituição de dispositivos e produtos empregados na implementação do projeto”, explica Pessa.


Treinamento realizado na ETEC de Piracicaba

 

Cuiabá e Lucas do Rio Verde, MT

O PATS (Programa de Atualização na Tecnologia SMAR) foi oferecido a diversos clientes do Estado do Mato Grosso, no primeiro semestre do ano passado.

Entre os dias 19 e 21 de maio de 2009, na capital Cuiabá, técnicos e engenheiros das empresas Sadia, Nutriara e Cooperbo, e das instituições SENAI e UFTM, receberam informações sobre devices HART e SYSTEM302-7.
Já na cidade mato-grossense de Lucas do Rio Verde, entre os dias 25 e 27 de maio, as soluções da linha HART e do sistema de controle SYSTEM302-7 foram apresentadas a profissionais da Votorantim, Esc. Tec., Pirâmide, TK Automação, Sadia, Amaggi e Fiagril.

Os treinamentos foram ministrados pelos instrutores Celso Lopes e José Alberto Coretti, do Centro de Treinamento da SMAR, com apoio local de vendas de Mário Augusto da Silva.



© Copyright 2010 | SMAR Equipamentos Industriais Ltda - todos os direitos reservados - websupport@SMAR.com
Você está recebendo este informativo da SMAR.com.br devido seu relacionamento com o website ser assinante ou Membro Registrado. Se você deseja ser excluído de futuros e-mails informativos do website SMAR.com.br, por favor clique aqui para atualizar suas preferências ou responda este e-mail com o título REMOVER.