Posicionadores da família FY
Diagnóstico

Sensores de Pressão

Dentre as opções disponíveis para os usuários dos posicionadores da família SMAR, existe a possibilidade de especificar-se a construção do FY com sensores de pressão. É a opção K1 existente da sequencia do código do pedido.

O objetivo principal dos sensores de pressão é fornecer dados para os vários diagnósticos da válvula de controle. Os sensores medem a pressão de alimentação do atuador da válvula e as pressões da tomada 1 e da tomada 2 do posicionador, diretamente os dois lados o atuador da válvula, neste caso de dupla ação.

A presença dos sensores de pressão não altera em nada a dinâmica de controle no posicionador e no atuador, nem seu desempenho. Tão somente monitora seus valores para uso e tratamento posterior em alarmes e diagnósticos.

No caso dos posicionadores da família SMAR da linha FY400, um histórico desses valores são armazenados na memória dos posicionadores da família SMAR e podem ser acessados através do configurador manual (Palm) ou por algum outro programa aplicativo de monitoramente e gerenciamento da ativos, no caso o AssetView - Ferramenta Gerencial de Equipamentos de Campo ou aplicativos baseados na tecnologia FDT/DTM.

Já os posicionadores da família SMAR da linha FY30X, com menos capacidade de memória, processa os sinais dos sensores de pressão deixando-os disponíveis para tratamento destes mesmos aplicativos para acesso “on-line” e armazenamento em arquivos dos aplicativos.

Entre os vários diagnósticos possíveis, quando se usa os sensores de pressão, temos:

  • Cálculo do fator de carga da válvula, ou seja, quanto de pressão é necessária para a válvula se movimentar; quanto mais pressão, maior a possibilidade da válvula estar apresentando uma tendência de travamento na haste ou nas gaxetas.

  • Levantamento da assinatura da válvula, que possibilita a observação ao longo do tempo do desgaste da válvula, quer pela sua utilização intensa, quer pela severidade do processo que ela controla.

Para aproveitar todos os benefícios disponibilizados pelos posicionadores da família SMAR com sensores de pressão, quando usados para diagnóstico e gerenciamento de ativos, é recomendado que os profissionais que o utilizarão tenham conhecimento básico de técnicas de manutenção preditiva e pró-ativa em válvulas de controle. Recomenda-se também que todo o corpo de profissionais da área de instrumentação “assumam a idéia” da política de manutenção preditiva e pró-ativa, em resumo, sejam adeptos da “cultura” preditiva e pró-ativa.

Celso Nobre
Gerente de Produto

Junho/2009

Líder em Automação Industrial
© Copyright 2001 - 2009 | SMAR Equipamentos Industriais Ltda - todos os direitos reservados - websupport@smar.com
Você está recebendo este informativo da SMAR.com.br devido seu relacionamento com o website ser assinante ou Membro Registrado. Se você deseja ser excluído de futuros e-mails informativos do website SMAR.com.br, por favor clique aqui para atualizar suas preferências ou responda este e-mail com o título REMOVER.

Este e-mail não pode ser considerado SPAM, pois está em conformidade com o Código de Ética Anti-Spam e Melhores Práticas de Uso de Mensagens Eletrônicas