Aplicações dos sistemas de automação Smar no setor sucroalcooleiro

Tropical Bionergia S.A.

Usina Tropical Bioenergia S/A
Usina Tropical Bioenergia S/A

A planta receberá automatização completa da Smar, que implantará o SYSTEM302-7 com a nova CPU DF73 integrando os protocolos Profibus-DP, Profibus-PA e AS-i. A usina utiliza um total de 15 CPUs, todas interligadas com a rede de supervisórios, via HSE.

Localizada no município de Edéia (GO), a usina, que pertence aos grupos Maeda e MB, entrará em operação em breve. A previsão de moagem é de 1.500.000 toneladas de cana para a primeira safra.

 

Ouroeste Açúcar& Álcool

Usina Oroeste
Usina Oroeste

A Smar forneceu todos os instrumentos de campo da linha 301, controladores lógicos da linha LC700, painéis de controle, serviços de engenharia e montagem de campo. A empresa foi responsável pela automação completa dessa usina.

Localizada no município paulista de Ouroeste, a usina já está em plena atividade. Todos os setores da usina receberam controladores LC700, interligados com o COI (Centro de Operações Integradas) via rede Ethernet.

 

Usina Monterey S.A.

Usina Monterey
Usina Monterey

A Usina Ruette, tradicional empresa do setor sucroalcooleiro brasileiro, fundada em 1988, sediada no município paulista de Paraíso, montou sua mais nova unidade – Usina Monterey no município de Ubarana, oeste Usina Tropical Bioenergia S/A do Estado de São Paulo.

O fornecimento da Smar foi do tipo “chave na mão”, compreendendo todo o sistema de automação e controle, com o fornecimento de todos os instrumentos de campo da linha 301, sendo, transmissores de pressão, temperatura e densidade/concentração e também posicionadores inteligentes para válvulas de controle.

Além destes, foram fornecidos controladores lógicos programáveis da linha LC700, painéis de controle, serviços de engenharia, montagens, instalações e posta em marcha dos equipamentos.

A capacidade instalada da Usina Monterey é de 1 milhão de toneladas, atingindo em poucos anos 1,5 milhão de toneladas processadas por safra.

 

Santelisa Vale expandindo seus negócios

Centro de Operações Integradas - COI
Centro de Operações Integradas - COI

A Santelisa Vale Bioenergia detém a participação de 28% da CNAA (Cia Nacional de Açúcar e Álcool) que está implantando 4 novas unidades: Itumbiara (GO), Ituiutaba, Campina Verde e Platina (MG).

Essas novas unidades estão sendo totalmente automatizadas com o SYSTEM302-7 da Smar, 23 CPUs DF73 com protocolo Profibus em cada unidade. “A escolha pelo fornecimento da Smar em todas as unidades do grupo, consolida uma parceria iniciada há mais de uma década”, diz o gerente da área de açúcar e álcool, Jayme Tamaki.

 

Usina Caçu conta com tecnologia Smar

Usina Caçu
Usina Caçu

Localizada no município de Vicentinópolis (GO), a usina tem como meta inicial uma moagem diária de 350 TCH, produzindo cerca de 360.000 litros/dia de álcool e também 12.000 sacas de açúcar/dia.

A planta totalmente automatizada pela Smar, utilizou como plataforma de controle o LC700 e adotou a filosofia de supervisão e controle através do COI (Centro de Operações Integradas), via HSE.