Atualização de Sistema na ALBRAS - Alumínio Brasileiro

A ALBRAS - Alumínio Brasileiro SA, instalada no município de Barcarena, estado do Pará, é uma empresa de capital fechado. Desde 1985 alimenta os mercados interno e externo sendo a maior produtora de alumínio primário no Brasil.

Com uma parceria de mais de 25 anos, a Nova Smar realizou a atualização das Plantas de Tratamento de Gases (Redução IV) – GTC, a qual já era automatizada pela Nova Smar. O Sistema de Controle de Processo utilizado é o SYSTEM302, que é baseado em uma arquitetura aberta e permite uma maior escalabilidade e confiabilidade da planta. Nesta atualização da planta, foi instalada uma nova infraestrutura elétrica e atualização dos transmissores utilizando a Tecnologia Fieldbus Foundation. A obra teve duração de quatro meses, inicializada em maio e finalizando em de setembro de 2021.

O Comissionamento & Startup do Sistema de Controle da Nova Smar foi realizado com sucesso junto aos operadores da ALBRAS. Após o Startup, a Nova Smar realizou o treinamento com os Colaboradores da ALBRAS para operar o novo Sistema instalado.


Sala de Reuniões - Gallo (Smar) e Adriano Cravo (ALBRAS)


Canteiro de Obras - Alcyr, Matheus, Elenildo, Gallo, Marcelino, Lineker (AUTOMATIX/SMAR)
Treinamento do Sistema com o pessoal da Sala de Controle