AuditFlow-V7, desenvolvido pela SMAR, é aprovado pelo Inmetro

Em janeiro deste ano, a SMAR conquistou uma importante aprovação para a sua família de medição de vazão. O AuditFlow-V7, que utiliza o módulo CPU HFC302, foi aprovado pelo Inmetro.

Sérgio Hideki Tateishi, Engenheiro de Desenvolvimento Eletrônico da SMAR, explica que esta aprovação é importante porque equipamentos utilizados em aplicações de medição fiscal e transferência de custódia de petróleo, derivados e gás natural, requerem aprovação de modelo seguindo normas internacionais e regulamentação local na área de metrologia legal.

Para a linha de medidores da empresa, isto representa uma complementação à linha de medição de vazão da SMAR e um selo de qualidade para o produto. “Para a empresa esta aprovação representa um grande avanço técnico e estratégico em termos mercadológicos. Sem a aprovação de modelo não há meios de atuar na área de metrologia legal”, salienta o Engenheiro.

Sérgio ainda explica que este produto foi lançado em junho de 2008, mas naquela data não havia um processo de aprovação de modelo para computador de vazão no Brasil. “O Inmetro se capacitou para a implantação deste processo e os primeiros modelos aprovados foram divulgados no final de 2011”, explica.

O AuditFlow-V7 pode ser usado em aplicações de transferência de custódia de produtos líquidos e gasosos em geral, como por exemplo:

  • O principal mercado é a medição fiscal de petróleo e gás natural na área de produção e exploração devido ao grande investimento realizado atualmente no Pré-Sal. Uma característica de grande destaque deste equipamento para este segmento é a geração automática de relatórios XML conforme requisitos da ANP para as concessionárias de exploração e produção de petróleo;
  • Medição de vazão de etanol em alcoolduto, carregamento de navios e fins fiscais. Até agora, o AuditFlow-V7 é o único computador de vazão aprovado pelo Inmetro para medição de etanol;
  • Distribuidoras e envasadoras de hidrocarbonetos líquidos e gasosos via tubulação, trem ou caminhão;
  • Medição de vazão em polo petroquímico de hidrocarbonetos e substâncias como oxigênio, nitrogênio, dióxido carbono, etc.;
  • Medição de vazão de vapor.

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação