Automação moderniza unidade da VCP em Jacareí

A Votorantin Celulose e Papel - VCP, em sua unidade situada em Jacareí, no Vale do Paraíba, através do engenheiro de manutenção Cezar Freitas, firmou um contrato com a Smar de modernização nas instalações da Estação de Tratamento de Efluentes - ETE - projetada em Profibus e com redes ASI. Os trabalhos foram iniciados em 15 de dezembro de 2004 e concluídos em 24 de fevereiro de 2005.

Segundo o gerente de assistência técnica e contratos Turn Key da Smar, Marcos Mesquita, toda planta foi modernizada com novos dispositivos de derivação de linha para redes industriais. Foram implementadas as JM400 (Junction Box Smar) em todas as linhas, garantindo robustez e segurança nas operações da ETE. Foram, também, aperfeiçoados quatro quadros de distribuição em campo e a instalação foi realizada em tubulações de aço inoxidável e polipropileno com cabos especiais para as Redes Profibus PA e DP.

Toda a topologia foi remodelada e os painéis refeitos. O intuito deste trabalho foi diminuir o MTTR (Mean Time To Repair) que, através de um parâmetro de alerta, sinalizava da estação de tratamento de esgoto para a equipe de manutenção da fábrica. A substituição dos derivadores de linha existentes pelas JM400 Smar foi fruto de estudo minucioso da equipe de Cezar Freitas, no qual foram avaliados os impactos e benefícios trazidos pela versátil caixa de junção.

O gerente garantiu que a automação da unidade foi um grande sucesso. "Temos a satisfação estampada na equipe VCP em Jacareí que acompanhou os trabalhos e percebeu a robustez do sistema projetado e instalado na ETE", conta. Cezar Freitas, consultado sobre o novo padrão de instalação, demontrou sua satisfação em ter a Smar como parceira no projeto Turn Key garantindo maior confiabilidade e disponibilidade da planta. Parceira da Smar há mais de 10 anos, a VCP, líder em seus segmentos de atuação, trabalha em constante regime de desenvolvimento juntamente com a Smar, garantindo qualidade e preservando o meio ambiente com a aplicação de tecnologia de ponta. A VCP produz Celulose e Papel para imprimir e escrever e, sendo uma empresa automatizada pela Smar, usufrui do mais moderno portifólio para automação de processos.