Bahia ganha unidade de gás natural da Petrobras

Após 30 meses de obras e investimentos na ordem de R$ 135 milhões, a nova unidade energética da Petrobras, a URGN-3-BA, foi inaugurada em março na área industrial de Santiago, município de Pojuca, no estado da Bahia.

O empreendimento ocupa umaárea de 8.000 metros quadrados e a alta produção de gás natural da unidade será um forte aliado econômico do estado. A URGN-3-BA deverá processar diariamente 2,5 milhões de metros cúbicos de gás especificado, elevando a capacidade total de 4,8 para 7,3 milhões de metros cúbicos/ dia.

O projeto da URGN-3-BA foi totalmente desenvolvido para garantir a produção do gás líquido com segurança e normalidade. A planta da unidade foi cuidadosamente equipada com a tecnologia Foundation Fieldbus, fornecida pela Smar. "Esta tecnologia facilita a comunicação digital, além de apresentar outros benefícios, como instrumentação digital, sistema aberto de automação, baixo custo de implantação, melhor controle e muitos outros", detalha Carlos Eduardo Monteiro Branco, Coordenador de Projetos de Automação - Ativo Gás, da UN-BA.

A Petrobras irá usufruir também de outra ferramenta de destaque da Smar: o AssetView, gerenciador de ativos que oferece informações detalhadas sobre a situação dos equipamentos e suas condições de calibração. O fornecimento é mais uma parceria de sucesso entre a Smar e a Petrobras."É um grande prazer fazer parte de mais esse empreendimento da Petrobras que trabalha, dia-a-dia, para o desenvolvimento do país", enfatiza Itamar Paulino dos Santos, do Departamento de Negócios e Sistemas, Óleo e Gás da Smar.