César Cassiolato, da Smar, é o novo Presidente da Associação Profibus Brasil América Latina

César Cassiolato, diretor de marketing da Nova Smar Industrais, foi eleito no último dia 9 de junho como o novo presidente da Associação Profibus Brasil América Latina, cargo que assumirá até 2008.

Cassiolato faz parte do Work Group do Profibus International, onde o padrão da tecnologia Profibus é desenvolvido. O diretor da Smar está na Associação desde a época em que foi fundada, em 1999, e nos últimos quatro anos ocupou sua vice-presidência. “Expandir o número de associados entre as universidades, estudantes, integradores de sistemas, fabricantes, entre outros, é uma das minhas metas como presidente da Associação”, diz Cassiolato. 

Além disso, o presidente afirma estar empenhado em formar o primeiro Centro de Competência Profibus da América Latina no Brasil e tornar a Associação Profibus a mais conhecida associação de tecnologia no mercado brasileiro, assim como da América Latina, em termos de protocolos e comunicação de barramento de campo. “A tecnologia Profibus oferece benefícios incontestáveis, como padrão aberto, interoperabilidade, suporte, tecnologia em constante desenvolvimento, voltada ao futuro”, descreve.

A Smar  foi uma das empresas idealizadoras da Associação e está na entidade desde sua fundação. Líder mundial em tecnologia, a Smar é a empresa privada brasileira com o maior número de patentes  nos Estados Unidos. Especializada em automação industrial, sempre divulgou essa tecnologia no país, fabricando e comercializando para toda a América Latina cerca de 30 produtos Profibus.

A Organização Profibus está organizada ao redor do mundo em mais de 23 países em todo os continentes e os todos os países da América Latina são representados pela Associação Profibus Brasil América Latina.


Apresentação Profibus PA durante um dos Seminários Técnicos

A tecnologia Profibus no Brasil está crescendo a cada dia, podendo ser considerada um sucesso em várias áreas como, por exemplo, na manufatura e, nos últimos quatro anos, na área de automação e controle de processos em diversos segmentos como plantas químicas, petroquímicas,  cervejarias, alimentos, mineração, óleo e gás, tratamento de água, papel e celulose, açúcar e álcool, etc. 

Desde 2000, a Associação Profibus organiza workshops, treinamentos para clientes e usuários. Durante estes seminários, as empresas associadas apresentam a tecnologia Profibus e suas tendências de mercado, estudo de casos, etc. Até hoje, mais de duas mil pessoas já participaram destes eventos e mais de 20 mil pessoas possuem a Descrição Técnica sobre Profibus.


Apresentação Profibus PA durante um dos Seminários Técnicos

Outra atividade relevante da Associação é a presença em feiras de automação e controle, em que participa com seu próprio estande e onde os associados demonstram o conceito de interoperabilidade e intercambiabilidade entre os vários fabricantes. Para o segundo semestre de 2006 estão previstos treinamentos a integradores, treinamentos de vendas na tecnologia Profibus, seminários tecnológicos, estudos de casos e visão de clientes.


Estande Profibus na ISA Brasil 2005

A Associação é uma entidade privada, cujo principal objetivo é o desenvolvimento do mercado, promovendo o conhecimento e a disseminação de informação sobre a tecnologia Profibus. Seus principais mebros são: Altus, Atos, Coester, Incontrol,  IFM Electronic,  Metso, Murr Elektronik, Parker, Pepperl+Fuchs, Pextron, Phoenix Contact, Poliron, Endress+Hauser, Schneider, Sense Sensores, Siemens, Smar, WEG, Wika, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Dimensional Equipamentos Elétricos, Hullen Automação e Informática, WTECH Automação e Bayer Cropscience.

A cada dois meses a Associação Profibus publica eletronicamente o Profinews Brazil que traz as principais novidades da tecnologia Profibus, estudos de casos, produtos, artigos técnicos, etc. Mais detalhes, clique aqui.