César Cassiolato, da SMAR, é reeleito como presidente da Associação Profibus Brasil América Latina

César Cassiolato, diretor de marketing da Nova Smar S/A de Sertãozinho, SP, foi eleito novamente em dia 01 de julho de 2008 como presidente da Associação Profibus Brasil América Latina.

Durante os últimos dois anos, o diretor da SMAR presidiu a Associação Profibus.Desde 1999 na Associação, Cassiolato vem desenvolvendo à frente da Associação várias ações. De 2002 a 2006 ocupou o cargo de vice-presidente e agora em 2008 é releito para o cargo de presidente.

De 2006 a 2008, juntamente com os Diretores Marco Aurélio Padovan da SENSE e Jomar Misseno da SIEMENS, também reeleitos até 2010, conseguiu aumentar o número de associados em 40% e fundou no Brasil, o primeiro Centro de Competênica Profibus da América Latina, onde teve apoio do Prof. Dennis Brandão da Escola de Engenharia de São Carlos-USP e do Secretário Executivo do Profibus, Silas Anchieta.Cassiolato conta ainda com o apoio dos engenheiros Leandro Torres e Marcus Vínicius Ribeiro, gerentes da Smar, que são responsáveis por várias ações junto a Associação.

"Dar continuidade em nossos trabalhos de expansão do número de associados entre as universidades, estudantes, integradores de sistemas, fabricantes, criar o grupo de usuários, aumentar nossa atuação na América Latina, e colaborar em nível mundial com a expansão do uso da tecnologia Profibus, entre outros, são algumas das minhas metas como presidente da Associação", diz Cassiolato, cujo mandato vai até 2010.

César Cassiolato

"Meus principais objetivos neste novo mandato como Presidente é continuar a  expansão do número de associados entre as universidades, estudantes, integradores de sistemas, fabricantes, etc;e profissionalizar a Associação Profibus América Latina, além de consolidar a Associação Profibus como a mais conhecida associação de tecnologia no mercado brasileiro, assim como na América Latina, em termos de protocolos e comunicação de barramento de campo".

César Cassiolato - SMAR
Presidente da Associação Profibus Brasil
América Latina

Outro desafio é a certificação oficial do Centro de Competênica Profibus e ainda a criação de um Centro de Treinamento Profibus no Brasil. "O mercado brasileiro tem apresentado um crescimento significativo em termos de aplicações em Profibus e já merece um Centro Oficial de Treinamento em Profibus, onde possamos certificar profissionais e garantir a qualidade dos serviços prestados na indústria.”, descreve.

Centro de Competência em Profibus, Instalado no Brasil no final de 2007 no Laboratório de Automação Industrial - EESC - USP - São Carlos-SP

A Associação Profibus está organizada ao redor do mundo em mais de 24 países, em todo os continentes e todos os países da América Latina são representados pela Associação Profibus Brasil América Latina.


Palestra durante Workshop da Associação Profibus na ISA 2007
A tecnologia Profibus no Brasil está crescendo a cada dia, podendo ser considerada um sucesso em várias áreas como, por exemplo, na manufatura e nos últimos anos, na área de automação e controle de processos em diversos segmentos como plantas químicas, petroquímicas, cervejarias, alimentos, mineração, óleo e gás, tratamento de água, papel e celulose, açúcar e álcool, etc.

Desde o ano 2000, a Associação Profibus vem organizando vários seminários, workshops, treinamentos para clientes e usuários. Durante estes seminários as empresas associadas apresentam a tecnologia Profibus, as tendências da tecnologia, estudo de casos, etc. Até hoje, mais de 3500 pessoas já participaram destes eventos e mais de 21.000 pessoas receberam exemplares da Descrição Técnica sobre a Tecnologia Profibus (disponível no link: www.profibus.org.br).

Outra atividade relevante da Associação é a presença da mesma em feiras de automação e controle, onde a Associação participa com seu próprio estande e onde os associados demonstram o conceito de interoperabilidade e intercambiabilidade entre os vários fabricantes.


Estande Profibus na ISA Brasil 2005

A cada dois meses a Associação Profibus publica eletronicamente o Profinews Brazil, que traz as novidades em termos de tecnologia Profibus, estudos de casos, produtos, artigos técnicos, etc. Mais detalhes, confira: ProfiNews Brazil em http://www.profibus.org.br/noticias.php

Para o segundo semestre de 2008 estão previstos treinamentos a integradores, treinamentos de vendas na tecnologia Profibus, seminários tecnológicos, estudos de casos e visão de clientes e a Associação estará presente em várias feiras de automação, controle e instrumentação.

A Associação é uma entidade privada, cujo principal objetivo é o desenvolvimento do mercado, promovendo o conhecimento e a disseminação da informação sobre a tecnologia Profibus.

 

A diretoria da Associação para o período 2008/2010 ficou composta por:

Diretoria Executiva

Diretor Presidente - César Cassiolato / SMAR
Diretor Vice Presidente - Jomar Misseno/ SIEMENS
Diretor Vice Presidente - Marco Padovan / SENSE