Colaboradores da SMAR, mais uma vez, integram diretoria da Associação PROFIBUS



Robert Gries (Siemens), Marcos Padovan (Sense) e Leandro Torres (SMAR)

 

A Associação PROFIBUS Brasil América Latina vem realizando um excelente trabalho desde sua fundação. Comandada nos dois últimos mandatos por César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade e Assistência Técnica da SMAR, a Associação promoveu a consolidação da organização no Brasil, atingindo a marca de 50 empresas membros.

Durante este período, a integração com a comunidade de usuários da tecnologia aumentou, inclusive alterando o estatuto social para contemplar a possibilidade de usuários, integradores e organizações da área de educação candidatarem-se à filiação. Outra iniciativa marcante deste período se refere ao estabelecimento do Centro de Competência PROFIBUS e Centro de Treinamento PROFIBUS, sediado no Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, campus São Carlos.

O momento é de comemoração, não apenas pelos inúmeros resultados positivos alcançados, mas também pela transferência do comando da Associação, que tem agora como Diretor Presidente Marco Aurélio Padovan, da Sense. Padovan assumiu a Presidência em outubro de 2010, sendo formada também por Leandro Torres, Vice-Presidente Tesoureiro e Gerente de Produtos da SMAR, e Robert Gries, da Siemens, e Vice-Presidente Secretário da Associação.

Segundo a nova diretoria, a proposta é manter as realizações, consolidar os grupos de trabalho e projetos em andamento, com especial atenção:

  • Ênfase na qualificação de profissionais, em especial a realização de treinamentos para Engenheiro e Instalador Certificado no Brasil com toda a estrutura e organização local;
  • Ampliar a estrutura do Centro de Competência PROFIBUS no Brasil possibilitando o desenvolvimento de novas ações;
  • Criar os meios para desenvolvimento e difusão no mercado nacional e também no âmbito da América Latina das variações da tecnologia PROFIBUS e AS-i.

 

Eventos realizados pela Associação PROFIBUS em 2010:

  • Cinco edições do treinamento “Configuração e Instalação de Redes PROFIBUS”;
  • Uma edição do treinamento “Vendas Tecnologia PROFIBUS – AS-Interface”;
  • Seminário “On Site”, evento realizado na planta de três clientes;
  • Três edições do seminário tecnológico em paralelo à FEBRAMEC, em Caxias do Sul, RS. No Congresso e Feira ISA Seção Campinas. IBP - Instituto Brasileiro do Petróleo Gás e Biocombustível;
  • Três edições do workshop “Tecnologia Profinet”, destinado a empresas brasileiras desenvolvedoras de produtos PROFIBUS, universidades e centros de pesquisa;
  • Três edições do seminário “Tecnologia Profinet”, para usuários.

 

No total, em 2010, foram mais de 500 profissionais, entre técnicos, analistas, engenheiros, supervisores das áreas de manutenção, instrumentação e automação industrial de diversas empresas, que participaram diretamente dos eventos.

Entre outras iniciativas da Associação, está a criação do Grupo de Fabricantes de Cabos PROFIBUS – AS-i, que trata da avaliação e verificação de conformidade dos cabos produzidos e comercializados no Brasil. Estão também a constituição do Grupo de Verificação de Redes PROFIBUS, a impressão da edição revisada e atualizada da Descrição Técnica Tecnologia Profibus – 2011, além da publicação do Profinews e aumentar os acessos ao site do PROFIBUS Brasil. Hoje já é grande o volume de profissionais buscando documentação e artigos sobre a tecnologia.