Com a Associação Profibus Brasil e com a ISA Seção Espírito Santo, Smar participa de evento sobre redes digitais Profibus na Vale em Vitória

No dia 27 de julho, na Vale, em Vitória, ES, o Diretor de Marketing, Qualidade e Assistência Técnica da Smar e Presidente da Associação Profibus América Latina, César Cassiolato, e o Gerente de Produtos, Leandro Torres, apresentaram palestras sobre a tecnologia Profibus e Gerenciamento de Ativos e seus benefícios para mais de 80 profissionais em evento realizado em parceria com Associação Profibus Brasil e com a ISA Seção Espírito Santo.

Este evento foi um importante instrumento de integração e desenvolvimento profissional, permitindo a apresentação de temas relevantes ao mercado de automação. Na ocasião, Cassiolato detalhou a tecnologia Profibus DP e PA, seus meios físicos, endereçamento, topologias, dicas de instalação, cálculo e dimensionamento da rede, integração de equipamentos, benefícios aos usuários, entre outros aspectos relacionados com os mercados de instrumentação e automação.

Ainda segundo o Diretor, estes aspectos vêm demandando equipamentos de campo (transmissores de pressão e temperatura, conversores, posicionadorer, atuadores, entre outros) com alta performance, confiabilidade, disponibilidade, recursividade, sempre com a intenção de minimizar consumos, reduzir a variabilidade dos processos, proporcionar a redução de custos operacionais e de manutenção, garantindo assim a otimização e melhoria contínua dos processos.

Isso resulta em fortes aliados na busca por indústrias mais autossustentáveis. “Quanto mais informação, melhor uma planta pode ser operada e sendo assim, mais produtos pode gerar e mais lucrativa pode ser. A informação digital permite que um sistema colete informações dos mais diversos tipos e finalidades de uma planta, como ninguém jamais imaginou e neste sentido a tecnologia Profibus pode transformar preciosos bits e bytes em um relacionamento lucrativo e obter também um ganho qualitativo do sistema como um todo”, conclui Cassiolato.

Torres abordou o Gerenciamento de Ativos e falou sobre a automação industrial sustentável, a escolha correta de tecnologias de controle e manutenção de plantas e a base para traçar ações iniciais eficazes em busca de processos mais sustentáveis.

Em sua apresentação, Torres citou vários benefícios da manutenção inteligente, podendo destacar:

  • redução dos tempos de parada (downtime) e consequentemente redução de custos com a parada planejada;
  • a escolha do melhor momento de parada para uma manutenção;
  • a manutenção no equipamento que realmente tem um problema. Hoje mais de 60% das idas ao campo não indicam que realmente um equipamento tem problema. Com o gerenciamento economiza-se principalmente com as idas a áreas perigosas que por sua vez, diminuem-se os custos financeiros e humanos envolvidos em atividades perigosas ou insalubres;
  • melhoria nos processos industriais garantindo o perfeito funcionamento e reduzindo a variabilidade dos processos, com a consequente redução de matérias-primas, redução de custos e aumento da qualidade final dos produtos;
  • Criação da ferramenta base para a implantação e manutenção de processos produtivos sustentáveis.

Alessandro Machado, Gerente da Regional RJ/Vitória, e o Vendedor local André Paulo Ramos, também estiveram presentes. 
Atualmente a Smar disponibiliza soluções completas em PROFIBUS.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação