Congresso internacional discute rastreabilidade em medições laboratoriais e cadeias produtivas

A SMAR foi uma das empresas patrocinadoras do V Metrochem – Congresso Internacional sobre Rastreabilidade em Medições Laboratoriais e Cadeias Produtivas, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro no Lorena Flat, em São Paulo, SP.


Sessão técnica sobre o uso de materiais de referência na análise de combustíveis

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento industrial, assegurando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à sociedade, o V Metrochem reuniu aproximadamente cem pesquisadores de todo o Brasil, envolvidos com atividades de medições em laboratórios que servem à indústria, agronegócio, saúde ou proteção ao meio-ambiente. O evento contou também com a presença de renomados professores e pesquisadores estrangeiros.


Professores Doutores Paul De Bièvre (Bélgica), Ilya Kuselman (Israel) e Robert Kaarls (Holanda) acompanham apresentação de trabalhos técnicos

Segundo Olívio Pereira de Oliveira Júnior do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), Presidente do Comitê Científico Nacional, a SMAR mantém constante empenho no aprimoramento técnico da indústria brasileira. “A SMAR é uma empresa efetivamente comprometida com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Apoiou diversos projetos de interesse do país, como o desenvolvimento dos transmissores de pressão capacitivos, e não deixou de contribuir para o sucesso do V Metrochem, evento que reuniu pesquisadores e engenheiros de diversos estados do Brasil, bem como representantes de 12 países”, afirmou.


Dra. Olguita Ferreira Rocha (CETEC-MG) durante a sessão de pôsteres

O V Metrochem abordou temas como rastreabilidade metrológica para medições em laboratórios e rastreabilidade de cadeias produtivas, com destaque para as áreas alimentar, química, pesqueira e de madeiras, entre outros. Em paralelo à realização do congresso aconteceu uma feira de serviços, equipamentos e instrumentos de uso laboratorial, insumos, padrões, reagentes, materiais de referência e material bibliográfico.