De olho no futuro dos jovens sertanezinos, SMAR e Sesi lançam novo projeto social

A SMAR e o  Sesi (Serviço Social da Indústria) de Sertãozinho, SP, receberam, no dia 1º de março, no ginásio de esportes da instituição, jovens de 14 a 16 anos e seus pais para a apresentação de um novo projeto de formação social, o “Calculando para Crescer”.

Com vagas disponíveis para 120 jovens, sendo 80 para o PAF - Programa Atleta do Futuro e 40 para filhos de colaboradores da SMAR, o objetivo do projeto, que terá duração de 20 meses, é despertar nos adolescentes o gosto pela matemática, pesquisa e planejamento.

Os encontros educativos serão realizados no Sesi. Além disso, os adolescentes terão contato direto com profissionais da SMAR, por meio de palestras, workshops, oficinas e visitas à empresa.

De acordo com o Diretor do SESI Sertãozinho, Cyro César Maricato, o apelo do projeto é despertar o gosto dos jovens pela matemática, já que esta ciência está em todos os momentos da vida, tanto pessoal como profissional. “Estamos muito confiantes com este novo projeto. O Sesi trabalha as questões sociais, com foco na educação. A matemática tem sido um dificultador na vida universitária e empresarial dos jovens. E junto com a SMAR, queremos ajudar esses adolescentes a tomar gosto pelas ciências exatas e estimulá-los a planejar a vida familiar e profissional”, ressalta.

Representando a SMAR, o Engenheiro de Desenvolvimento Eletrônico Vanderlei Miranda também fez uma apresentação durante o evento.

 

Lançamento oficial: 9 de abril

 

O projeto Calculando para Crescer foi oficialmente lançado no dia 9 de abril. O evento realizado no SESI de Sertãozinho contou com a presença dos jovens participantes do projeto, seus pais e familiares, professores do SESI, colaboradores da SMAR, autoridades locais e Mônica Diniz Thomaz, Especialista Pedagógica do SESI Regional de São Paulo.

O objetivo do projeto, que conta com a participação de cerca de 120 jovens com idades entre 14 e 16 anos e terá duração de dois anos, é despertar nos adolescentes o gosto pela matemática, pesquisa e planejamento. Diretor do SESI Sertãozinho, Cyro César Maricato deu as boas vindas a todos os participantes e agradeceu a parceria da SMAR. “Vamos provar para esses jovens que a ciência exata é uma área de estudo excelente, já que o cálculo está em todos os momentos de nossas vidas. Esse projeto é uma conquista de todos e acredito que irá coroar minha carreira, já que dediquei 45 anos à educação”, alegra-se.

Guilherme Moretti, Gestor do projeto pela SMAR, disse que o Calculando para Crescer é fruto de um sonho do SESI e da SMAR. “Para que os objetivos sejam atingidos, precisamos que os jovens coloquem dedicação, carinho e amor em tudo o que fizerem. Com isso, tudo fica mais fácil e alegre”, ressalta.

Representando o Presidente da SMAR, Mauro Sponchiado, Pedro Biondo, Gerente de Literatura, em seu discurso contou a história de um colaborador da empresa que começou a trabalhar muito jovem, como Guardinha, e com muita dedicação se formou em engenharia e continua na empresa até hoje, exercendo com sucesso suas atividades. “Com dedicação e muito estudo é possível atingir o ideal. O conhecimento é a única coisa que quanto mais se usa, mais aumenta”.

Carlos Roberto Liboni, Secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento, Agricultura e Relações do Trabalho de Sertãozinho, parabenizou a bela iniciativa da SMAR e do SESI. “Vejo esse projeto como um importante resgate do conhecimento. Para fazer as coisas é necessário vontade, acreditar que é possível e que não existem barreiras intransponíveis, e ainda saber que tudo é possível diante da oportunidade”, complementa.

Analista de Informática do SESI, Moisés Ap. da Silva falou da importância da tecnologia nas nossas vidas. “Temos o costume de dizer que matemática e tecnologia são coisas chatas. Isso não é verdade. Em tudo o que usamos temos tecnologia”, explica.

Para finalizar e fazer a abertura oficial, a palavra voltou ao Sr. Cyro, que agradeceu a todos os presentes e parceiros e ressaltou que por educação ainda há muito que fazer no Brasil. No encerramento do evento houve uma confraternização entre todos os participantes.

 

 

 

Parceria de sucesso

Esta não é a primeira vez que a SMAR e o Sesi unem forças em prol da comunidade. Em 2009, foi lançado o Programa Cidadão do Futuro, um projeto inovador que atendeu, por  18 meses, 120 adolescentes de 14 e 15 anos participantes do PAF. A proposta do projeto foi fornecer orientação vocacional, noções de meio ambiente, cidadania e qualidade de vida, entre outros temas, aos jovens participantes.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação