Em Semana de Engenharia Elétrica da UFSCAR, SMAR apresenta minicurso

 

A UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) realizou, de 8 a 11 de maio, a II SEMEL (Semana de Engenharia Elétrica). A SMAR, por meio de seus colaboradores Guilherme Moretti, Gerente da SMAR Didática, e Rogério Bulha, Coordenador de Projetos de Desenvolvimento, apresentou um minicurso sobre Sistemas Híbridos e Ferramentas para Simulação de Estratégias em Plantas Industriais.

O evento é destinado a alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle, e teve a participação de estudantes da UFSCAR e da UNICEP (Centro Universitário Central Paulista), além de profissionais da área.

O minicurso foi dividido em duas partes. “A primeira foi mais teórica e abordamos as características e os benefícios de um sistema híbrido para automação industrial. A segunda parte foi prática e todos os alunos tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e, orientados pelo Rogério Bulha, fizeram uma aplicação e a simularam com a ferramenta”, explica Moretti.

Segundo Bulha, nesta parte prática do minicurso foram abordados os conceitos e funcionalidades do SimulationView. “Os alunos foram acompanhando a execução de uma simulação de tanque térmico, que mostra a integração das estratégias de controle usando lógica discreta e blocos funcionais”.

Os alunos viram também como criar um ambiente de treinamento e simulação usando a biblioteca de blocos funcionais da SMAR, enfatizando esta forte característica do sistema Foundation fieldbus. “Os participantes ainda tiveram a oportunidade de ver a integração da simulação com ProcessView via OPC, mostrando como um ambiente integrado facilita a operação da planta. E no final todos se mostraram muito interessados no sistema da SMAR, já que boa parte deles ainda não conhecia, inclusive questionando sobre disponibilidade de treinamentos na própria empresa”, comenta Bulha.

Para a Moretti, estar dentro da academia é uma maneira de reduzir a distância entre aquilo que é tendência do mercado e aquilo que estão desenvolvendo nas Instituições de Ensino. “A SMAR Didática tem como principal objetivo difundir o ensino de qualidade de Automação Industrial por todo o Brasil, e esse tipo de evento vem como ferramenta para alcançarmos esse objetivo. Além disso, é uma forma de divulgarmos os produtos da SMAR Didática para nosso principal cliente que são as Instituições de Ensino”, reforça.

Tiago Mukotaka, graduando em Engenharia Elétrica pela UFSCAR, achou o tema abordado pelos profissionais da SMAR muito importante. “Na Automação, que é a ênfase do curso de Engenharia Elétrica da UFSCAR, o conhecimento sobre os protocolos de comunicação é fundamental. Por isso, o contato com pessoas que atuam no mercado de trabalho, durante a graduação, faz com que o aluno tenha uma bagagem a mais na hora de ir procurar emprego. Este contato amadurece mais a ideia de se tornar um Engenheiro Eletricista, além de poder contribuir com um aprendizado prático, como o apresentado no minicurso”, finaliza Mukotaka.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação