Fabricando o Futuro

"O jovem não é o amanhã, ele é o agora". A frase do sociólogo brasileiro Betinho expressa o dinamismo que a sociedade exige de seus profissionais. A capacitação é uma exigência cada vez maior nos currículos e, mesmo para aqueles que estão começando uma carreira, não há tempo a perder. Sabendo da voracidade do mercado de trabalho, a Smar decidiu fazer sua parte para tornar os jovens mais conscientes de suas funções na sociedade, demonstrando a importância do aprimoramento para o crescimento profissional.

Em junho, profissionais de altos cargos na empresa deixaram os escritórios e foram dar dicas mercadológicas aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Isaías José Ferreira, localizada no distrito sertanezino de Cruz das Posses. Esta é a primeira etapa da nova ação desenvolvida pela Smar Collection, denominada "Fabricando o Futuro", com o objetivo de mostrar aos jovens uma visão do mundo atual e motivá-los para a entrada no mercado de trabalho.

Uma série de palestras foi ministrada aos alunos, iniciando pelo tema "Inovação e Tecnologia", com o gerente de marketing Pedro Biondo, passando pelo assunto "Profissões do Futuro", com o gerente de re-cursos humanos, Nelson José Ramondi D'Antonio, fi-nalizando com os ensinamentos sobre "Responsabilidade Social" do diretor de marketing César Cassiolato.

A Smar acredita que o ciclo de palestras servirá como um complemento do trabalho das escolas, auxiliando na elevação da qualidade de ensino, que é um fator determinante na redução das desigualdades sociais. "Temos a obrigação de preparar os alunos para o mercado de trabalho, ou seja, para a vida. A Smar está cumprindo seu papel social, agindo como uma empresa cidadã", afirma Marco Antônio de Oliveira, coordenador pedagógico da Escola.

Um concurso de redação revelará os melhores alunos que, segundo a coordenação do programa, receberão prêmios.

Fabricando o Futuro dentro da empresa


ram a chance de participar do "Fabricando o Futu- ro". Nas férias de julho, adolescentes visitaram a Smar, conhecendo algumas das instalações, poden- do se familiarizar com o trabalho dos pais.

Além da visita, os jovens tiveram palestras profissionalizantes. "Achei uma ótima oportunidade conhe cer o ambiente de tra balho do meu pai. Ado rei a iniciativa", afirmou Alan Thomazinho, de 15 anos, filho do técni co eletrônico Ricardo Thomazinho, do Departamento de Revisões da Smar.