Gerenciamento de ativos é tema de palestra na Sanepar

A Sanepar foi palco de mais um evento promovido pela Associação Profibus Brasil América Latina. A companhia de saneamento possui plantas com a tecnologia profibus, inclusive com equipamentos Profibus-PA da Smar.

Os engenheiros Ricardo Argolo, gerente da área de saneamento da Smar, e César Cassiolato, diretor de marketing da Smar e presidente da Associação Profibus, explanaram para profissionais técnicos de áreas de projeto, obras, manutenção e operação sobre a tecnologia e gerenciamento de ativos com foco em monitoramento, performance, diagnóstico e otimização de processos.

A palestra, que ocorreu no dia 23 de maio, foi dividida inicialmente no enfoque dos tipos de manutenções (corretiva, preventiva, preditiva e proativa) e, posteriormente, detalhou a integração de equipamentos em suas diversas tecnologias e algumas ferramentas.

Em seguida, os palestrantes falaram sobre o AssetView – a ferramenta de gerenciamento de ativos da Smar, nos mais diversos níveis de diagnósticos de rede, de equipamentos, agendamentos de manutenções, calibração, gráficos, trends, reconciliação de configuração, relatórios e outros.

Segundo Tânia Mara Pereira Marques, engenheira eletricista da unidade de serviços de manutenção eletromecânica – USEMCT, o evento foi um sucesso, e a participação da Smar contribuiu muito para enriquecer tecnicamente a equipe da Sanepar.

“Novas tecnologias foram apresentadas, mostrando novos caminhos para a manutenção e a importância de incluir a análise destas tecnologias ainda na fase de concepção de projeto, de forma que os sistemas automatizados sejam implantados agregando ferramentas que facilitem a sua operação, administração e gerenciamento. A Smar compartilhou experiências adquiridas, oferecendo ferramentas que garantem soluções para procedimentos técnicos diários”, acrescenta Tânia Mara.