Gerente de Produtos da SMAR realiza palestra em Encontro Técnico da ISA

A ISA, Seção Vale do Paraíba, realizou, no dia 30 de março, em São José dos Campos, SP, o Encontro Técnico Mensal “Utilização de Elementos Finais de Controle nas Indústrias”. Celso Nobre, Gerente de Produtos da SMAR, apresentou a palestra “Aplicação de Cilindros Pneumáticos em Controle Modulante”.

Na apresentação, Celso explicou que em processos industriais, a utilização comum de cilindros pneumáticos é para controles on/off, ou seja, do tipo abre/fecha, conhecidos como controles discretos. Além disso, os cilindros são adotados em processos que requerem atuadores de grande torque.

Segundo o Gerente, as dificuldades surgem em aplicações de controles modulantes, aquelas que requerem um posicionamento parcial da haste do cilindro, mas que, ao mesmo tempo, precisam de grandes torques. Os atuadores tradicionais para válvulas de controle são excelentes para controles modulantes, mas têm a desvantagem de não fornecerem grandes torques.

Para solucionar essa questão, ouseja, grande torque combinado com controle modulante, a SMAR desenvolveu o ACP, Acionador Cilíndrico Pneumático. “É uma combinação de um cilindro, um suporte de montagem com características especiais e um posicionador de válvulas”, explica.

O Encontro aconteceu no Parque Tecnológico e contou com a presença de 170 profissionais de várias empresas da região, tais como Volkswagen, Ford, Cebrace, Ambev, Basf, CBE, Heineken, Petrobras, Johnson & Johnson, além de empresas prestadoras de serviços ede engenharia e diversas instituições de ensino. Além desta palestra, outras aconteceram abordando a escolha de elementos finais de controle, atuadores elétricos e aplicações de válvulas para vapor.

Na opinião de Celso Nobre, a participação da SMAR em eventos como este é fundamental para a divulgação dos produtos da empresae sua tecnologia local. “Além disso, o contato com os profissionais da área e a troca de ideias ajudam no crescimento da tecnologia brasileira em automação e controle”, complementa.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação