Grupo Santelisa Vale destaca SYSTEM302-7 em evento da Associação Profibus


César Cassiolato apresenta um overview da tecnologia PROFIBUS

Profissionais do setor de automação e representantes de usinas de açúcar e álcool de todo o país reuniram-se no Seminário Cases em Ribeirão Preto, no mês de setembro.

O evento tem como objetivo trazer ao usuário do setor sucroalcooleiro informações sobre a tecnologia PROFIBUS por meio da apresentação de casos reais. “Um dos objetivos é aumentar o número de aplicações com o protocolo, principalmente em açúcar e álcool, e uma das ações foi fundar o Centro de Competência Profibus em São Carlos para facilitar o apoio técnico a todos os perfis de usuários”, afirma Grupo Santelisa Vale destaca SYSTEM302-7 em evento da Associação Profibus César Cassiolado, presidente da Associação Profibus Brasil América Latina.

Entre os estudos de caso apresentados, o coorde-nador corporativo de automação da Santelisa Vale, Felipe Luiz Calori Coelho, detalhou a arquitetura adotada nas novas unidades do Grupo, automatizadas com a nova versão do sistema de automação da Smar, o SYSTEM302-7. Os motivos pela escolha da tecnologia PROFIBUS para estas aplicações, segundo Coelho, são: facilidade de diagnóstico, possibilidade de configuração remota e recursos como a integração de um grande número de equipamentos e fornecedores em um padrão aberto e interoperável.

Na Unidade Santa Elisa, os equipamentos e controladores Smar operaram em uma planta piloto durante um ano, com o intuito de minimizar erros de implantação. Hoje o SYSTEM302-7 é o sistema de automação adotado nas novas unidades do Grupo.

Entre os benefícios deste sistema de controle, Coelho destacou a facilidade de operação por meio do COI (Centro de Operações Integradas), que integra todas as informações da planta em uma única base de dados redundante, aumentando a confiabilidade e disponibilidade da planta, o que proporciona uma gestão centralizada e precisa. Diagnósticos exatos de erro e envio de comandos à planta sem que o operador saia a campo também tiveram destaque na apresentação.